Bolsonaro pode negociar BPC e idade mínima de aposentadoria para mulheres
Presidente disse ser possível alteração de idade mínima para mulheres se aposentarem aos 60 anos
Igor Caldas
O presidente Jair Bolsonaro se dispôs a negociar alguns pontos da Reforma da Previdência, entre eles, baixar a idade mínima de aposentadoria das mulheres de 62 para 60 anos. Esta é a primeira vez que o presidente considera possibilidade de redução da idade mínima para a aosentadoria desde a entrega da proposta ao Congresso Nacional.
Bolsonaro também admitiu que pode fazer concessões ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) que é pago para idosos deficientes de baixa renda. Outra questão que pode ser alterada na reforma é a porcentagem de pensão por morte que poderia passar de 60% para 70%.
“Eu acho que dá pra cortar um pouco de gordura e chegar a um bom termo, o que não pode é continuar como está [o défcit na Reforma da Previdência]”, afirmou o presidente.
As declarações possibilidades de alteração dos pontos da reforma foram feitas durante um café da manhã com jornalistas. O evento não pôde ser gravado.
Segundo a assessoria do presidente o encontro foi um gesto de aproximação do governo com a imprensa solicitado pelo próprio Bolsonaro. Durante a conversa, ele falou sobre o papel fundamental que a imprensa tem no processo democrático.
Além de representantes do governo federal, participaram do evento: Alexandre Garcia, Heraldo Pereira (Globo), João Beltrão (Record), Mauro Tagliaferri (Rede TV!), Sérgio Amaral (Band), Cláudio Humberto, Denis Rosenfield (colunista do jornal O Estado de S. Paulo), Luis Kawaguti (UOL), Ana Dubeux (Correio Braziliense), Sônia Blota (Band) e Monica Gugliano (Valor).