Itamaraty está empenhado em mostrar que País defende a Amazônia
O twitter do Itamaraty fez três postagens seguidas para falar que o Brasil está defendendo e preservando a Amazônia. Foto: Agência Brasil
Aline Bouhid
Na manhã de hoje (21), o twitter do Itamaraty fez três postagens seguidas para falar que o Brasil está defendendo e preservando a Amazônia. A primeira postagem começa com a pergunta: “Quem vai salvar a Amazônia? O Brasil”. As duas seguintes: “ O país cuja legislação requer que proprietários rurais na floresta preservem ao menos 80% da vegetação original”; “O país que estabeleceu unidades de conservação ambiental e reservas indígenas que cobrem 50% da Amazônia”. As declarações vêm uma semana depois de o Fundo Amazônia ter deixado de receber R$ 298 milhões de financiadores estrangeiros.
Ao mesmo tempo, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) sugeriu que ONGs podem estar por trás das queimadas que atingem a Amazônia por terem perdido recursos e estarem querendo atingi-lo. O número de queimadas cresceu 70% neste ano em todo o país e é o maior desde 2013. Os focos de incêndio têm um pico nesta época do ano por razões climáticas, segundo o Metsul –contam para a combinação a umidade do solo e questões meteorológicas.