Plenário do Senado aprova indicado de Bolsonaro para PGR
Aras recebeu 68 votos favoráveis; próxima fase será o presidente nomeá-lo por decreto – Foto: divulgação.
Nielton Soares
O indicado do presidente Jair Bolsonaro, Augusto Aras, foi aprovado pelo plenário do Senado, na tarde desta quarta-feira (25), como Procurador-geral da República (PGR). A votação teve 68 votos a favor, 10 contrários e uma abstenção. Agora, Bolsonaro já pode nomeá-lo, por meio de decreto, para assumir ao cargo por mandato de dois anos.
O nome de Aras, antes foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) , após sabatina que durou pouco mais de cinco horas. Lá, ele respondeu questionamentos acerca da Operação Lava Jato, meio ambiente, separação dos poderes e outros temas.
Nas últimas semanas Aras esteve visitando o Senado e pedindo apoio de senadores, além de participar de reuniões com líderes na Casa. O caso dele foi o primeiro como indicação fora da lista tríplice à chefia do Ministério Público desde 2003.
Perfil
Augusto Aras ingressou no Ministério Público Federal (MPF) em 1987. Ele é doutor em direito constitucional pela PUC de São Paulo. Foi procurador regional eleitoral na Bahia de 1991 a 1993, representante do Ministério Público Federal (MPF) no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), entre 2008 e 2010, e corregedor auxiliar do MPF.
Com informações da Agência Brasil