O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
FOXMAPPIN

Pesquisa aponta que Governo Caiado supera gestão anterior em confiança

Pesquisa FoxMappin aponta que 54,35% dos entrevistados veem melhora da atual gestão em relação à anterior| Foto: Divulgação

Postado em 29 de junho de 2020 por Sheyla Sousa
Pesquisa aponta que Governo Caiado supera gestão anterior em confiança
Pesquisa FoxMappin aponta que 54

Venceslau Pimentel

Levantamento da FoxMappin – Pesquisa de Opinião e Mercado, do Grupo O Hoje, aponta que 54,35% dos entrevistados consideram que há uma percepção de melhora, quando perguntados sobre a avaliação do governo anterior e a gestão de Ronaldo Caiado (DEM).

Os entrevistados, quando indagados sobre as principais diferenças de um governo para o outro, 24,36% enxergam a redução da corrupção, 23,01% observam o fim da máfia das multas e 22,03% citaram a retomada de obras paralisadas.

Para 10,53%, houve melhora no repasse de verbas aos municípios, 5,14% na saúde e segurança pública e 1,22% na transparência. Os que disseram que não perceberam diferença somam 5,75%, e os que não souberam ou não opinaram, o percentual é de 7,96%.

Quanto ao desempenho de Caiado, de um modo geral, 48,84% dos entrevistados avaliam o desempenho dele como ótimo/bom; 31,46% como regular; 18,81% como ruim/péssimo; não sabe registrou ou não opinou chega a 0,86%.

No combate à pandemia, especificamente, 64,99% dos entrevistados responderam que é adequada a conduta do governador; 23,50% consideram exagerada; 8,81% negligente; 2,69% não souberam ou não opinaram.

A pesquisa de opinião pública foi realizada entre os dias 19 de maio e 5 de junho, com o objetivo de consultar à população sobre o desempenho do Governo de Goiás em amplo aspecto, bem como a avaliação das administrações estadual e federal quanto a crise do coronavírus. Envolveu 817 entrevistados em 113 dos 246 municípios goianos.

O levantamento foi estratificado segundo o sexo, faixa etária acima de 18 anos e ocupação/nível econômico, e realizado através de entrevistas pessoais telefônicas com pessoas acima de 18 anos, além de formulário digital enviado a grupos específicos e segmentados. Todas elas foram auditadas simultaneamente à medida de sua realização de forma aleatória.

De acordo com o instituto de pesquisa, a amostra representativa do Estado de Goiás atinge um nível de confiança de 95,0%, para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,4% para os resultados gerais. Em relação à seleção da amostra, foi utilizado o método de amostragem estratificada proporcional.

O público pesquisado se manteve uniforme em sua proporcionalidade, sendo 50,67% feminino e 49,33% masculino, sendo que 54,46% dos respondentes pertencem à região metropolitana de Goiânia, mas que houve participação dos principais municípios do Estado. A maioria dos entrevistados atua nas seguintes áreas: 35,86% do comércio, 24,85% prestação de serviços e 12,36% indústria.

Variáveis

Em paralelo, a seleção dos entrevistados dentro das localidades foi feita utilizando-se quotas amostrais proporcionais, em função de variáveis. (Especial para O Hoje) 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também