Minirreforma do Estado é aprovada em primeira votação pelos deputados
No projeto, o governo propõe a criação da Secretaria da Retomada e, assim, a reorganização de outras pastas; segunda e última apreciação da Assembleia Legislativa deve ocorrer nesta quinta-feira (23), em nova sessão extraordinária – Foto: Reprodução.
Nielton Soares
O projeto de lei de minirreforma, encaminhado pelo Governo Estadual à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) no mês passado, foi aprovada em primeira votação, na tarde desta quarta-feira (22). Ao todo, foram 17 votos favoráveis de 23 no total.
Entre outros pontos, a matéria cria a Secretaria da Retomada e altera a estrutura de várias outras pastas do Executivo estadual, e deve retornar para segunda e última votação nesta quinta-feira (24), em nova sessão extraordinária.
Segundo o governo, a nova Secretaria da Retomada irá priorizar a geração de empregos, a qualificação profissional, o financiamento das atividades econômicas e o empreendedorismo. “Temos que ter uma política social muito forte para que o braço do Estado não falte às pessoas, famílias e municípios mais carentes”, defendeu Caiado, durante coletiva de imprensa, quando o projeto foi encaminhado à Alego.
Na entrevista, Caiado explicou que a implantação da nova pasta não vai gerar custo aos cofres públicos, mas reunirá técnicos de secretarias já existentes numa força-tarefa para identificar as regiões do Estado e as pessoas que precisam do apoio do governo.
Por outro lado, o governo estima que a nova pasta vai ajudar o Estado a economizar em torno de R$ 100 mil até o final de 2022, por conta de uma reorganização de cargos, como o de superintendentes, diretores e gerentes.
Isso, porque, a Secretaria da Retomada vai assumir atribuições que eram das secretarias de Desenvolvimento Social, de Desenvolvimento Econômico e Inovação, e de Indústria e Comércio, e que estão relacionadas à geração de emprego, renda e qualificação profissional.