“Ou fazemos eleições limpas no Brasil ou não temos eleições”, diz Bolsonaro
Presidente fez ameaça na manhã desta quinta-feira (08/07), durante encontro com apoiadores.
Durante encontro com apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada nesta quinta-feira (08/07), o presidente Jair Bolsonaro (Sem partido), fez ameaças relacionadas as eleições presidenciais de 2022. “Eleições no ano que vem serão limpas. Ou fazemos eleições limpas no Brasil ou não temos eleições”, declarou a apoiadores
Bolsonaro tem feito declarações falsas sobre as eleições no Brasil. Segundo ele, pleitos passados foram fraudados e que ele só será derrotado em sua tentativa de reeleição caso haja irregularidade semelhante, sem apresentar provas.
Para o presidente, a solução é a adoção de voto impresso e auditável. Um Projeto de Lei com o intuito de instalar tal sistema está em tramitação no Congresso, porém, conta com oposição de uma coalizão partidária, com partidos da oposição e base do governo.
Na última quarta-feira (07), Bolsonaro voltou a defender o voto impresso dizendo que, sem o artifício, um dos lados da disputa eleitoral questionaria o resultado e que, “obviamente”, este seria o lado dele.
“Eles vão arranjar problemas para o ano que vem. Se este método continuar aí, sem, inclusive, a contagem pública, eles vão ter problemas. Porque algum lado pode não aceitar o resultado. Este algum lado, obviamente, é o nosso lado, pode não aceitar o resultado”, disse Bolsonaro em entrevista à uma rádio do Rio Grande do Sul.
Na mesma entrevista, o presidente reafirmou que apresentaria provas de fraudes nas eleições de 2014 e 2018. “O nosso levantamento aqui, né, o nosso levantamento, feito por gente que entende do assunto, que esteve presente lá dentro, acompanhou toda a votação, ele garante que sim [Aécio foi eleito].”, disse.
“E o que eu vi, eu não sou técnico em informática, mas o que eu vi, está comprovado, no meu entender, a fraude em 2014. O Aécio foi eleito em 2014”, completou o presidente, sem apresentar provas.