O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Inauguração

Nova sede da Assembleia Legislativa de Goiás é entregue após 17 anos de obras; veja repercussão de autoridades

“Hoje é um dia histórico para o povo goiano”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira

Postado em 27 de abril de 2022 por Rodrigo Melo

O Palácio Maguito Vilela, nova sede do Parlamento goiano, foi entregue em cerimônia oficial nesta quarta-feira (27/4), após 17 anos do início das obras. O evento teve participação do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSD), os deputados estaduais integrantes da 19ª Legislatura, o governador Ronaldo Caiado (UB), além de representantes de órgãos públicos, autoridades, colaboradores e pela família Vilela.

Os presentes acompanharam a exposição do monumento homenageando o ex-governador Maguito Vilela, que dá nome à nova sede do Legislativo Goiano. O busto de Maguito é obra do artista plástico e escultor goiano Cleider de Souza. Em seguida, foi realizado lançamento da Galeria dos Presidentes, da placa de homenagem aos deputados dessa Legislatura, que tornaram possível a conclusão da obra, e visita ao plenário da Casa.

Em discurso, Lissauer Vieira fez uma retrospectiva da história da construção dessa nova sede. “Hoje é um dia histórico para o povo goiano, a realização de um sonho de 17 anos desde que essa obra foi idealizada pelo ex-presidente Samuel Almeida”, rememorou.

Goiás

O governador Ronaldo Caiado (UB) destaca o aspecto emblemático que a Casa de Leis possui. “Estamos aqui em abril de 2022 e vamos, agora, imaginar lá na nossa querida cidade de Goiás, na Rua D’Abadia, no ano de 1895, quando iniciava-se o Parlamento do Estado de Goiás. Daquela sede hoje chegamos a essa construção. Uma obra imponente e que leva alguns a se perguntarem o motivo de tudo isso

O governador saudou também a importância do ex-governador Maguito Vilela, que morreu em janeiro de 2021, vítima de complicações da covid-19, e que dá nome à nova sede.

Goiânia

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), celebrou a proximidade do Palácio Maguito Vilela com o Paço Municipal, e pela que obra oferece aos deputados e servidores. Ele pontuou que a Alego traz benefícios e cuidados ao povo goiano. “Deixo aqui nosso reconhecimento por um trabalho árduo e caracterizado pela força de vontade em poder realizar o melhor para a população goiana.”

Importância do Legislativo

Também presente na cerimônia de entrega, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), desembargador Carlos França realçou a importância da nova sede do Parlamento estadual, como um momento histórico para o estado, além de frisar a importância da obra para os cidadãos de Goiás.

“A Casa de Leis, com esta nova sede, poderá atender melhor a sociedade goiana, e prestar ainda melhor serviço ao estado, e o Poder Judiciário tem a satisfação de participar desse momento muito relevante para a democracia do estado de Goiás, porque a Assembleia tem o sentido de congregação, de encontro, de debates”, sublinhou França.

Família de Maguito

Em seu breve discurso, a filha de Maguito, Vanessa Carvalho Vilela, ressaltou que não havia nada mais emblemático e significativo do que esta homenagem recebida hoje, pois Maguito cumpriu muito bem a sua missão enquanto parlamentar, e deixou um grande legado. “Este ato vai além da homenagem à figura de Maguito Vilela. É também uma obra para o povo goiano de grande importância para a continuidade da democracia”, afirmou Vanessa.

Tempo da obra

A construção da nova sede, localizada no Park Lozandes, em Goiânia, começou em 2005 e foi paralisada por 3 vezes. A última delas em 2015, com a rescisão do contrato com a construtora anterior. A obra permaneceu paralisada por aproximadamente 4 anos. A construção foi retomada em 2019.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também