Mesmo com horrores da Guerra, popularidade de Putin permanece alta entre russos; entenda o motivo
Segundo pesquisas feitas pelo o instituto independente russo Levada, mesmo com a ação contra a Ucrânia, Putin ganhou 12 pontos de popularidade em comparação ao mês de fevereiro.
O conflito entre Rússia e Ucrânia já faz dois meses. Até o momento, 18.300 vítimas morreram durante a guerra. Este fato faz com que muitas pessoas achem que por conta disso, a popularidade do presidente Vladimir Putin decaiu, mas não é bem assim.
Segundo pesquisas feitas pelo o instituto independente russo Levada, mesmo com a ação contra a Ucrânia, Putin ganhou 12 pontos de popularidade em comparação ao mês de fevereiro. A justificativa da Rússia para entrar em guerra é de que é relacionada ao combate do nazismo no território vizinho e foi aprovada por 83% da população russa, chamando essa situação de “operação especial”. Diversos líderes do Ocidente demonstraram insatisfação com a situação, impondo medidas pesadas contra o país.
Um dos motivos para que Putin mantenha-se na popularidade do governo é o seu controle midiático rigoroso e a repressão por manifestações contra o governo. Segundo a ONG russa de direitos humanos, OVD-Info, a polícia prendeu cerca de 5.000 pessoas que protestavam contra a invasão na Ucrânia.
Com uma oratória persuasiva e de qualidade, o presidente russo garante o apoio da população através de discursos prometendo glorificar o passado vitorioso do país durante a segunda guerra mundial e estimular a imagem heroica de uma potência russa que continua batalhando contra o nazismo. Há anos Putin vêm usando uma estratégia de enaltecimento da nação russa, isto é, o presidente dá espaço para o nacionalismo. Essa medida entrou na Constituição em 2020, proibindo qualquer forma e tipo de minimização do heroísmo russo. São esses motivos que mantém o presidente no topo de apoio político.
Desde 2000, Putin deixa claro suas funções de restaurar o status da Rússia como uma das maiores potencias globais e após a queda da União Soviética, esse desejo tem chamado a atenção dos russos. Durante nove anos da criação Federação Russa, foi relatado que a perspectiva de vida diminuiu, o PIB caiu em média 50% e a economia sofreu crises drásticas. Entretanto, com a ascensão de Putin ao poder, a Rússia voltou aos trilhos e teve uma grande ascensão econômica, após esse fator, o presidente foi visto por seus apoiadores como o salvador e seu status de popularidade tornou-se imbatível.
Há mais de duas décadas que Putin está no poder, ele tem se revezado como primeiro-ministro e presidente do país. Consciente do seu poder, o presidente se esforça cada vez mais para investir em sua imagem como líder russo e herói nacional, descartando situações em que é preciso ações para conquistar votos e campanhas eleitorais, confiando totalmente no seu legado como político.