Quase 90% dos deputados federais tentam reeleição este ano, 2º percentual mais alto em 20 anos
Se somado os números do TSE e do Diap, apenas dois dos atuais deputados federais não disputarão a eleição
Pelo menos 451 dos atuais 513 deputados federais tentarão se reeleger nas eleições deste ano, conforme dados do Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias (Sgip) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O número representa cerca de 88% da total que atuam na Câmara dos Deputados, segundo maior dos últimos 20 anos. A quantidade ficou abaixo somente do resultado de 2006, quando 491 políticos com assento na Câmara dos Deputados buscaram a renovação do mandato por mais quatro anos.
Nas eleições gerais de 2018, 413 deputados federais concorreram à reeleição, e 289 tiveram votação suficiente para integrar a atual legislatura, de acordo com dados da Câmara.
Leia também: Eleições: 497 dos 513 deputados federais são candidatos
Disputa de outros cargos
Além do maior número de parlamentares federais tentando a reeleição, 64 deputados estão na disputa por governos estaduais, pelo Senado e pela Presidência da República, segundo o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Se somado os números do TSE e do Diap, apenas dois dos atuais deputados federais não disputarão a eleição.
Sistema de votos proporcionais
Os deputados federais são escolhidos pelo chamado sistema proporcional, no qual não são necessariamente eleitos os candidatos mais votados, mas sim os representantes de partido ou coligação partidária que receberem o maior número de votos, até o limite do conjunto de vagas obtidas por seu grupo político, de acordo com o cálculo do quociente partidário.
Também são escolhidos por esse sistema os deputados estaduais e distritais, além dos vereadores, que não estão na disputa deste ano. No primeiro caso, há 809 parlamentares tentando ser reconduzidos ao cargo nos 26 estados brasileiros. Já no Distrito Federal, 20 dos 24 deputados distritais buscam manter o mandato na Câmara Legislativa.
Quantitativo por partido
Entre os 451 deputados federais que pretendem renovar o mandarto, 69 são filiados ao PL, partido do presidente da República, que é candidato à reeleição, Jair Bolsonaro. Pelo PT, buscam a reeleição 54 deputados federais; pelo União Brasil, 46; pelo PSD, 45; pelo PP, 44; além das demais legendas.
Buscam a renovação do mandato 389 dos atuais deputados federais e 62 deputadas.
A maioria dos 809 deputados estaduais que tentam a reeleição é filiada ao União Brasil (79) e ao MDB (79). O PL e o PT têm, cada um, 77 postulantes à reeleição, e o PP, 73. São 679 homens e 130 mulheres.