Mulheres lideram campanhas e aumentam representatividade por todo o estado
Seja como esposa ou candidata, força feminina tem ganhado mais espaço e destaque político nestas eleições.
Nestas eleições as mulheres têm reforçado que, sim, lugar de mulher é onde ela quiser. As esposas de candidatos têm um papel muito importante nas campanhas, mostrando o quanto a força feminina é capaz de transformar a disputa eleitoral deste ano. A verdade é que de sexo frágil, não têm nada. Extremamente comprometidas, dedicadas e determinadas, sejam como esposas ou como candidatas, elas estão aglutinando votos e aumentando a representatividade por onde vão.
A exemplo, Gracinha Caiado, atual primeira-dama de Goiás e mãe de quatro filhos, parece não se cansar. Extremamente ativa na vida política do governador e candidato à reeleição Ronaldo Caiado (União Brasil) desde o início do mandato até agora, Gracinha segue no compromisso de apoiá-lo. A primeira-dama tem levado a campanha de reeleição de Caiado aos quatro cantos do estado, tendo liderado carreatas como representante do mandatário, acompanhada de lideranças, candidatos e outras esposas que se fazem presente apoiando os maridos. “Rodar por esse estado de Goiás levando a nossa campanha só nos traz cada vez mais o sentimento de que Goiás está no caminho certo”, escreveu nas redes sociais.
Dentre essas esposas, está Luana Limírio Baldy. Mãe de dois filhos e casada com o candidato ao senado Alexandre Baldy (Progressistas), ela coordena a campanha em Anápolis, município base de Baldy. A cidade é o terceiro maior colégio eleitoral do Estado, com 300 mil eleitores. Nas redes sociais Luana afirmou que “minha história e de minha família está ligada à cidade e minhas raízes estão fincadas aqui. Meu amor, Anápolis está com você, pois Goiás merece ser muito mais”.
Além de estar sempre junto à Gracinha Caiado nas passeatas e carreatas, Luana foi apontada como a responsável por ter costurado a parceria entre a candidata a deputada federal Silvye Alves (União Brasil) e Baldy. A jornalista e ex-apresentadora declarou apoio ao presidente do Progressistas na corrida ao senado. No início da semana Luana também apoiou a candidatura de Silvye, tendo participado de uma visita à feira do Garavelo junto com a candidata, que tem se destacado nesta corrida eleitoral.
Não diferente em garra e determinação, a ex-primeira-dama de Goiás Valéria Perillo está engajada na campanha do ex-governador Marconi Perillo (PSDB) ao Senado. Valéria também tem liderado carreatas pelo estado representando o marido, a fim de fortalecer a candidatura dele.
Com agenda própria, na última quarta-feira (14/09), ela percorreu nove cidades na região do Vale do Rio dos Bois. Valéria visitou Indiara, Jandaia, Paraúna, São João da Paraúna, Firminópolis, Turvânia, Palminópolis, Nazário e Santa Bárbara de Goiás. “Só tendo a agradecer a população dessas cidades pelo carinho com que nos receberam. Ouvi histórias emocionantes e pude sentir o carinho do nosso povo com Marconi”, afirmou nas redes sociais.
Já Thelma Cruz decidiu encarar o pleito nestas eleições e disputar uma vaga à deputada estadual em Goiás. Thelma é casada com o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) e é mãe de dois filhos. De acordo com informações da Assessoria de Comunicação do Republicanos, Thelma sempre quis ajudar na vida pública de alguma forma.
“A mulher está experimentando um novo momento da vida pública de nosso país, onde, graças aos nossos esforços, estamos conseguindo cada vez mais ocupar espaços que antes eram predominantemente masculinos, e que na política não é diferente. Mesmo com número ainda inferior de mulheres no parlamento eu vejo que nestas eleições podemos ter a oportunidade de elegermos mulheres que estão comprometidas com o papel de cidadã. Vou trabalhar para garantir que todos os goianos e goianas tenham direito a comida na mesa, escola, trabalho, dignidade proteção e educação terapêutica para melhorar a saúde física e mental da nossa população”, afirmou.
Mayara Mendanha que é mãe de três filhos e ex-primeira dama de Aparecida de Goiânia, onde atuou fortemente nas causas sociais enquanto esteve à frente da secretaria de Assistência Social do município, atualmente está dedicada à campanha de governo do marido, Gustavo Mendanha (Patriota). Tendo acompanhado Mendanha em quase todas as agendas, Mayara, em muitos momentos, liderou carreatas representando Mendanha, acompanhada do candidato a vice-governador, Heuler Cruvinel (PSD) e lideranças.
Em uma dessas comitivas, Mayara conclamou as mulheres a apoiarem o projeto de Mendanha. “É assim que fazemos tudo na nossa vida, um ao lado do outro, e nesse grande projeto não seria diferente. Juntos enfrentamos toda e qualquer batalha, te amo”, escreveu nas redes sociais.
Já Flávia Morais Nagato de Araújo, esposa do governadoriável Major Vitor Hugo (PL), com quem tem um filho, se mantém longe dos holofotes devido à profissão. Por ser juíza, Flávia optou por evitar qualquer problema para si ou para o marido por conta da Legislação Eleitoral e dos ofícios da magistratura. O fato de não estar presente na campanha não elimina o fato de que Flávia apoia e incentiva Vitor Hugo em seus projetos políticos.