O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 24 de novembro de 2024
Novo Empossado

Técnico e eficaz: novo titular da Saúde tem missão de dar rosto nacional à saúde

Ao anunciar o novo secretário de Saúde, Rasivel dos Reis, o governador Ronaldo Caiado aposta em uma figura com passagem por diversos departamentos que ajudam o SUS funcionar

Postado em 27 de janeiro de 2024 por Yago Sales
O novo titular

Com currículo pra lá de invejável, o novo titular da secretaria de Saúde, Rasivel dos Reis, tem um perfil técnico, mas já foi secretário de uma pasta em Minas Gerais. Dedicado, é acostumado a implantar moldes para o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), com o qual trabalha há décadas. 

Além de médico, formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Rasivel especializou-se em Medicina de Emergência. O auge da carreira do doutor, no entanto, foi ter chegado a coordenador do Hospital Sírio-Libanês entre 2017 e 2023. 

Entre 2014 e 2016, ele foi secretário de Saúde da Prefeitura de Betim (MG). Na Secretaria de Saúde de Minas Gerais, ele ocupou o cargo de subsecretário em 2014 e foi coordenador de Urgência e Emergência dos anos de 2010 a 2013. 

Rasivel foi empossado pelo governador Ronaldo Caiado (UB) na manhã desta sexta-feira (26/1) depois de uma nomeação anunciada ainda ano passado. Inclusive, o agora ex-titular, Sérgio Vencio, concedeu entrevistas praticamente se despedindo do posto mais importante da pasta. Ele, no entanto, continua como secretário adjunto, abaixo de Rasivel.

O novo titular, é bom lembrar, tem uma característica pouco vista no perfil de secretários de saúde no Brasil, muitos dos quais indicados por questões político-partidárias ou até mesmo parentesco. 

“A saúde é o carro-chefe do nosso governo neste momento em que temos que apresentar não só teses, mas resultados concretos de como nós resolvemos ou, pelo menos, melhoramos a vida dos goianos”, afirmou o governador. A solenidade foi realizada no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, na Praça Cívica, com a presença de autoridades, como o vice-governador Daniel Vilela e servidores.

Segundo Caiado, a escolha do novo titular considera a necessidade de avançar nas ações de regionalização da saúde, com criação e ampliação de unidades, além da organização da rede de urgência e emergência no estado. “A responsabilidade é que sejamos atuantes e preventivos. É lógico que não se consegue tudo, mas o que eu pretendo é fazer com que os goianos tenham condições dignas de viver no interior e nas cidades menores”, acrescentou.

Entre as prioridades, estão a entrega do Hospital de Águas Lindas de Goiás e a ampliação do Hospital de Formosa, ambos na região do Entorno do Distrito Federal. Outras metas são a entrega da ala pediátrica do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora); a criação de uma rede materno-infantil; a redução da fila de cirurgias eletivas e a reforma do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG).

Após construir carreira profissional em hospitais públicos de Minas Gerais e no Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, Rasível se mostrou otimista para os desafios, devido ao que classifica como “alto nível da equipe”.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também