O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

sábado, 10 de agosto de 2024
Tempus Veritatis

Bolsonaro teria imprimido minuta em razão de problemas na visão, alega defesa 

‘jamais participou ou mesmo conheceu tais minutas golpistas’, afirmaram os advogados do ex-presidente | Foto: Alan Santos/PR

Postado em 10 de fevereiro de 2024 por Isadora Miranda
49814539673 9c938f3793 k
‘Jamais participou ou mesmo conheceu tais minutas golpistas’

Em documento enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) na última sexta-feira (9), a defesa de Jair Bolsonaro alegou que o ex-presidente teria solicitado a impressão da minuta — a qual, supostamente, continha plano para um golpe de Estado — devido a problemas de visão.  

“Certamente em razão das dimensões limitadas da tela e a necessidade hodierna [atual] de uso de lentes corretivas, razão porque pediu à sua assessoria a impressão do documento em papel”, dizia o texto. 

Na quinta-feira (8), o mesmo argumento foi utilizado pela defesa em nota à imprensa. Ainda, foi afirmado que não houve descarte dos documentos porque Bolsonaro não esperava ser alvo de busca e apreensão. Além disso, ele não teria participado da produção das minutas. “Delas [as minutas] tendo tomado conhecimento da existência só e somente por conta da apreensão do telefone de Mauro Cid e a partir do acesso que lhe foi legalmente oportunizado por seu advogado”, argumentam.  

Entretanto, as investigações da Polícia Federal (PF) apontam que o ex-presidente teria não somente recebido a minuta, como, também, feito alterações. Após as mudanças, uma reunião com representantes das Forças Armadas teria ocorrido. O encontro teria acontecido em 2022, depois das eleições, na sede da campanha do Partido Liberal (PL).

Veja também