Pacheco chama governadores a falar de renegociação de dívidas
Reunião ocorre nesta terça-feira
O presidente do Senado Rodrigo Pacheco convidou governadores para reunião nesta terça-feira para discutir dívidas estaduais.
A ideia é entender como deve tramitar projeto de renegociação das dívidas dos estados. O Senado convidou ao encontro os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
Pacheco e governadores
Ao mesmo tempo, o do Rio de Janeiro Cláudio Castro; de Minas Gerais, Romeu Zema; do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e de Goiás, Ronaldo Caiado.
“Tenho trabalhado”, diz Caiado sobre 2026 ao Jornal da CBN
Assim, os estados devem à União o montante de R$ 740 bilhões. Após fala com governadores, Rodrigo Pacheco deverá divulgar, projeto de lei complementar com alternativas.
Por isso, dias atrás, o Senado fechou com o governo a proposta para renegociação das dívidas dos estados. A ideia é que os ativos dos estados possam ser usados para a amortização e pagamento da dívida com a União. Também deverá haver a redução do indexador de juros, hoje estabelecida no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mais 4%.
Por fim, a proposta vai transformar esses 4% em prêmios pelos ativos em benefícios “Ou seja, ao invés de pagar juros para a União, os estados endividados se comprometem em investimentos como contrapartida da redução do indexador”, explicou Pacheco.