Pleito em Formosa resgata protagonismo em outubro
Outro nome que surge é o do advogado Itamar Barreto, que lançou pré-candidatura pelo PSD que, pelo MBD
A corrida pela prefeitura de Formosa, que fica a 280,9 km de Goiânia – uma viagem, de carro, que dura 4 h 18 min -, está cada vez mais empolgante. Há 3 meses que os eleitores vão às urnas, no dia 6 de outubro, a cidade goiana ainda tenta conhecer os pré-candidatos que buscam simpatia e apoio da população para o desafio de governá-la por quatro anos a partir de janeiro do ano que vem.
O atual prefeito, Gustavo Marques de Oliveira, estava no partido Progressistas de Alexandre Baldy mas, devido a tantos escândalos de corrupção, foi expulso da sigla, impedido de disputar e, ainda, terá de ver concorrer pela legenda a principal desafeta de sua gestão: a vereadora e delegada Fernanda.
Há quem diga que a doutora Fernanda, como é conhecida a policial política, esteja avançando em pesquisas de intenções de votos. Atualmente, Delegada Fernanda – que continua batendo ponto em delegacia da cidade, distintivo no pescoço e arma no coldre (ou na bolsa) -, conta com mais de 44% das intenções de voto. É a favorita na cidade que conta com alguns nomes já conhecidos pelos 100 mil moradores.
Em entrevistas concedidas ao jornal O Hoje, a parlamentar repetiu a pressão que vem sofrendo desde que começou a ser cogitada como nome de principal relevo de importância no cenário para a prefeitura. “As chuvas de fake News se intensificam a cada dia”. Em entrevista ao jornal O Hoje que foi publicada em 1° de dezembro de 2023, ela comentou o protagonismo que havia ganhado por ter começado a liderar a bancada de oposição, conhecida como “Bancada da Independência”, o que recebeu um forte apoio popular, motivado pelo desejo de mudanças e renovação na política.
“A gente percebeu esse forte apelo popular pelas mudanças e pelo desejo de ter uma renovação na política. Foi isso que me motivou lá atrás a entrar para a Câmara e agora a gente tem recebido também muito esse apoio para a candidatura à prefeitura”, disse ela, em entrevista ao jornal O Hoje que saiu em dezembro.
Um nome que emergiu da genealogia do ex-deputado Tião Caroço é o do empresário Brasil Júnior, um dos agropecuaristas mais conhecidos da região. Além disso, é proprietário de diversos negócios na cidade. Filiado ao Republicanos – do deputado federal e vice-presidente da Câmara dos Deputados Marcos Pereira -, Brasil Júnior tem tradição em Formosa: o pai, Dr. Brasil Correia, é um dos advogados mais respeitados de Goiás.
O partido caiu como uma luva aos projetos eleitorais do Brasil. Ganhou, de cara, uma cabo eleitoral ímpar: Genilse Gama. Ela tem voto, mas, por causa do quociente eleitoral, não conseguiu assumir as duas últimas eleições que concorreu. É que ela é obreira da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD).
Agora, o empresário conta, sob benção do presidente estadual da sigla, Roberto Naves, apoio da IURD na cidade: são cinco igrejas, quase 1500 membros. “Fora os familiares”, comenta, por ligação, o pastor responsável pela cidade, Lindomar Ponte.
“Não sou político, sou empresário, quero é trabalhar pela cidade. A partir do momento que tenho inimigo o projeto passa a ser pessoal”, costuma dizer o pré-candidato.
Outro nome que surge é o do advogado Itamar Barreto, que lançou pré-candidatura pelo PSD que, pelo MBD, esteve na Câmara Legislativa do DF (CLDF), onde foi segundo suplente.
Além de Brasília, Barreto conta com apoio, evidentemente, do presidente estadual do PSD, o senador Vanderlan Cardoso. E, ainda, dos deputados Ismael Alexandrino (da Câmara dos Deputados) e Wilde Cambão (da Alego). (Especial para O Hoje)
Clique e siga a comunidade do O Hoje no WhatsApp