Gugu e Dione dominam cenário em Itumbiara
As pesquisas de intenção de voto na cidade em outubro mostram um afunilamento na corrida eleitoral
Thiago Borges
Vizinha de Minas Gerais, Itumbiara é uma importante e estratégica cidade para Goiás. Ao contrário de Rio Verde – que é um expoente do agronegócio, Itumbiara caminha por outros rumos. O município é marcado por sua industrialização e tem crescido bastante no ramo de serviços. Com pouco mais de 107 mil habitantes, a cidade tem um importante papel na economia estadual e por isso, deve chamar bastante atenção nas disputas eleitorais de outubro.
Em 2020, a disputa no município foi marcada por uma espécie de distribuição de votos. Dione Araújo foi eleito, na época pelo Democrata, com 33,13% e um total de 16.640 votos. Gugu Nader ficou em segundo com 27,95% e 14.036 votos, seguido pelo Dr. Rogério Rezende e Zé Antônio – 22,88% com 11.491 votos e 16,04% e 8.054 votos, respectivamente.
O cenário contextualizado demonstra uma partilha de votos. Porém, se engana quem pensa que o cenário deve se repetir neste ano. O efeito da polarização, quase como uma epidemia viral, se espalhou pelo País, contaminando assim diversas cidades e estados, e com Itumbiara não foi diferente.
As pesquisas de intenção de voto para o pleito na cidade em outubro mostram um afunilamento na corrida eleitoral. O atual prefeito Dione Araújo (União Brasil) e o deputado estadual Gugu Nader (Avante) são os protagonistas das eleições municipais de Itumbiara. Nas pesquisas, Nader aparece com um leve favoritismo, mas nada que garanta a vitória na disputa pelo Paço Municipal.
“Vai ser uma eleição que vai começar 0 a 0, tudo empatado. É uma eleição precisa de exposição, de percorrer a cidade. Eu não vejo favorito, vai ser uma eleição acirrada, muito disputada” disse Gugu Nader, para o jornal O HOJE.
Em qualquer disputa eleitoral as coligações partidárias fazem diferença. No caso de Itumbiara, é o próprio partido. Dione Araújo é do União Brasil, partido do governador do estado, Ronaldo Caiado, que também é presidente da sigla em Goiás. Caiado apoia Dione e pode ser um importante cabo eleitoral no pleito, mas o apoio do governador não parece preocupar Gugu.
“Sou da base do Governo na Assembleia (Legislativa)”, diz ele. “O governador Ronaldo Caiado é meu amigo. Sou amigo também da dona Gracinha Caiado. (Caiado) vai caminhar, vai pedir voto para o Dione, mas eu vencendo a eleição, o Caiado estará na minha posse” completou o político.
Se por um lado Dione tem o apoio de Caiado, Gugu Nader conta com o vice Neto Karfan (Solidariedade), que é presidente da Câmara Municipal de Itumbiara. Karfan chegou a aparecer nas pesquisas de intenção de voto, mas com pouca relevância. Os seis pontos percentuais marcados na pesquisa da Serpes em janeiro, não conseguiu fazer frente aos mais de 40% de Gugu e Dione.
Nader também é herdeiro político de Zé Gomes, ex-vereador e prefeito de Itumbiara – inclusive sendo reeleito – que foi assassinado de forma trágica em 2016. O pré-candidato do Avante era vice na chapa de Zé Gomes, quando o político foi morto.
Gugu desfruta de uma popularidade invejada, enquanto Dione tem a máquina pública na mão, que define eleição. É o que diz Paulo Vinicíus, jornalista de Itumbiara. Para o ‘Paulin’ – como é conhecido – a eleição deve passar por quem o Dr. Rogério Rezende vai apoiar. Nas duas últimas eleições, o doutor angariou mais de 20 mil votos. Rezende não deve sair como candidato, mas seu apoio pode ser crucial para a vitória em outubro.