Municípios com candidatura única quase dobrou de 2020 para 2024
Goiás é o segundo estado com mais cidades com apenas um candidato a prefeito
O número de municípios com candidatura única à prefeitura no Brasil, quase dobrou de 2020 para 2024. Na última eleição, 108 cidades ao redor do país tiveram apenas um candidato a prefeito, já neste ano, o número foi para 214.
É o maior número de candidaturas únicas das últimas sete eleições, quando começou essa série histórica, no ano 2000. Esses dados foram sistematizados pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Dessa forma, os candidatos nesses municípios precisam de um único voto válido para serem eleitos.
Paulo Ziulkoski, presidente da CNM, disse que os desafios de uma candidatura é a hipótese mais provável para este cenário.
Leia mais: Debate na 44: Mabel reafirma compromisso de fortalecer moda
“Não falo apenas da falta de recursos financeiros e de apoio técnico. As dificuldades incluem questões burocráticas e entraves jurídicos, que tornam a vida pública muito penosa na ponta”, afirmou ele, à Agência Brasil.
Goiás é o segundo estado com mais cidades com apenas um candidato à prefeitura, com 20. Além disso, Rio Grande do Sul, com 43, e Mato Grosso, com 9, completam a lista dos três estados que lideram entre os que possuem candidatura única.
Ademais, a média populacional das cidades com candidato único é 6,7 mil habitantes. Ainda de acordo com o CNM, o total de candidaturas nesta eleição caiu 20%, de 19,3 mil em 2020 para 15,4 mil em 2024.
Com informações da Agência Brasil