O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Eleições 2024

Saúde é protagonista da queda de braço entre candidatos por Aparecida

Conforme as movimentações de campanha se intensificam, candidatos se esforçam para apontar soluções para a saúde municipal. Discursos passam, especialmente, pela ampliação de atendimentos no HMAP

Postado em 14 de setembro de 2024 por Felipe Cardoso
Conforme as movimentações de campanha se intensificam, candidatos se esforçam para apontar soluções para a saúde municipal. Discursos passam, especialmente, pela ampliação de atendimentos no HMAP | Foto: Reprodução

Aparecida de Goiânia por muitos anos foi dependente de Goiânia para atendimentos especializados na área da saúde e também para internações e cirurgias. Na gestão do ex-prefeito Maguito Vilela (MDB), porém, a cena começou a mudar. A construção do Hospital Municipal de Aparecida Iris Rezende Machado (HMAP) trouxe esperança à população aparecidense e, por sua magnitude e importância, está, claro, no centro do debate da disputa municipal de 2024.

O candidato a prefeito de Aparecida, Leandro Vilela (MDB), por exemplo,  tem garantido em reuniões e ações da campanha, que não irá trocar a “gestão exitosa” da Sociedade Israelita Albert Einstein que hoje administra a unidade de saúde e que vai ampliar os atendimentos criando mais 60 leitos. 

“A construção do HMAP simbolizou um avanço significativo na política de saúde de Aparecida, que antes dependia da capital para qualquer atendimento. Com uma visão de futuro, Maguito construiu a unidade e Gustavo a colocou em funcionamento, e isso marcou uma nova fase na cidade. E ao invés de retroceder e tirar a gestão do Einstein que tão bem administra o hospital, nós vamos ampliar o hospital, criando leitos clínicos e oncológicos para melhor atender os pacientes”, argumenta. 

Dos 60 leitos que serão criados, conforme consta no plano de governo de Leandro Vilela, 30 leitos serão para clínica geral e 30 leitos para oncologia. “Vou investir os recursos municipais na ampliação da infraestrutura e no fortalecimento dos serviços de saúde, garantindo mais atendimento para a população de Aparecida”, promete o candidato.

Outro que tem se nutrido o discurso voltado à saúde pública é o candidato Professor Alcides. Segundo ele, uma das metas de seu governo, caso termine eleito, é fortalecer a unidade de saúde e ampliar o atendimento para os moradores da cidade. “Vou me reunir com a gestão do Hmap para adequar essa realidade, e elevar o número de atendimentos da população local a um mínimo de 40% do total”. 

Uma das críticas do político passa pela questão de que a menor parte dos atendimentos prestados pela unidade de saúde são voltados, de fato, à população aparecidense. “Meu compromisso é assegurar que todos tenham acesso a um atendimento digno, com respeito e cuidado, proporcionando vida saudável para toda a população”, destaca.

Já o candidato Willian Panda (PSB) diz que vai manter a gestão sob fiscalização rigorosa para o cumprimento do contrato com OS responsável pelo hospital. “Também vou estabelecer como meta a realização de 5 mil cirurgias eletivas e buscaremos recursos para construção de uma ala oncológica”, disse à reportagem do O HOJE.

O Hospital em questão conta com 235 leitos operacionais e tem capacidade para realizar mais de 1.100 internações clínicas por mês, além de 646 cirurgias eletivas, 195 procedimentos hemodinâmicos, mais de oito mil consultas médicas ambulatoriais e mais de sete mil exames de imagem mensais. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também