Prefeita de Santa Catarina amputa perna aos 39 anos; entenda os sintomas da doença
Descubra sintomas da doença

A prefeita de Trombudo Central, Geovana Gessner, de 39 anos, amputou a perna na última segunda-feira (23/9) após enfrentar trombose arterial nos membros inferiores. A cidade, localizada em Santa Catarina, tem cerca de 7,2 mil habitantes. Segundo o boletim médico mais recente, divulgado nesta quinta-feira (26/9), Geovana apresentou melhora nas últimas 24 horas.
Os médicos internaram a prefeita no sábado (21/9) por causa da trombose arterial. Imediatamente, realizaram procedimentos cirúrgicos durante o fim de semana para conter o avanço da doença. Na segunda-feira, a equipe médica decidiu amputar a perna esquerda para preservar sua vida, após a situação se agravar.

O médico Marcelo Gambetta, responsável pelo caso, afirmou que também consideraram a possibilidade de amputação da outra perna, já que a trombose afetou ambos os membros. Contudo, após dias de tratamento intensivo, observaram sinais de melhora.
Durante uma coletiva de imprensa, Gambetta informou que o quadro clínico de Geovana está mais estável. “A situação dela hoje é muito mais tranquila do que no início do tratamento. Por fim, ela usa menos medicação, e a função renal estabilizou com leve melhora”, afirmou. O médico também destacou que, na quarta-feira (25/9), retiraram os sedativos, e Geovana já começa a mostrar sinais de recuperação.