O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 17 de outubro de 2024
PublicidadePublicidade
Substituição

Gabriel Galípolo passará por sabatina na CAE nesta terça-feira

Galípolo sucederá Roberto Campos Neto, caso sua indicação seja aprovada

Postado em 3 de outubro de 2024 por Yago Sales
Pedro França/Agência Senado

Gabriel Galípolo, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, passará por sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) nesta terça-feira (8). A sabatina começará às 10h. Se aprovado, o nome de Galípolo será apreciado pelo Plenário no mesmo dia. O senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo, atua como relator da indicação (MSF 42/2024).

Se o Senado aprovar a indicação, Galípolo assumirá a presidência do Banco Central em janeiro de 2025. Ele sucederá Roberto Campos Neto, cujo mandato se encerra em 31 de dezembro.

O artigo 52 da Constituição estabelece que toda indicação para a diretoria do Banco Central precisa passar pela aprovação do Senado, incluindo uma sabatina na CAE e, posteriormente, uma votação no Plenário. Ambas as votações são secretas e exigem a maioria dos votos para aprovação.

Galípolo indicado a 2 de setembro

A mensagem com a indicação de Galípolo chegou ao Senado em 2 de setembro. Em 4 de setembro, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, anunciou que a votação no Plenário ocorreria em 8 de outubro.

Leia mais: Bronca de Lula, pedido de desculpas e mal-estar na FAB: tudo da pane no avião presidencial

Gabriel Muricca Galípolo é, atualmente, o diretor de Política Monetária do Banco Central. Ele foi sabatinado anteriormente e, assim, teve sua indicação confirmada no Plenário em julho do ano passado. Natural de São Paulo, Galípolo tem 42 anos e, além disso, atuou como secretário-executivo do Ministério da Fazenda no início da gestão de Fernando Haddad.

Ele possui, ainda, graduação e mestrado em economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e, além disso, já atuou como professor universitário.

Galípolo iniciou sua carreira pública em 2007, quando José Serra assumiu como governador de São Paulo. Naquele ano, ele chefiou a Assessoria Econômica da Secretaria de Transportes Metropolitanos. No ano seguinte, Galípolo foi, portanto, diretor da Unidade de Estruturação de Projetos da Secretaria de Economia e Planejamento do estado de São Paulo.

Veja também