Candidaturas de direita crescem 41,7% nas eleições municipais
Crescimento da direita contrasta com aumento mais modesto da esquerda, que registra 15.552 candidaturas
Um estudo realizado pela Action Consultoria, revela que, apesar do domínio das candidaturas de partidos de centro nas eleições municipais. Há um crescimento expressivo de candidaturas à direita. O levantamento destaca que o MDB lidera o cenário, com mais de 44 mil candidatos espalhados pelo Brasil, sendo o partido com maior presença nas disputas para prefeito, vice-prefeito e vereador.
Logo atrás do MDB, aparecem o PP e o PSD, com aproximadamente 40 mil e 38 mil candidaturas, respectivamente. O União Brasil ocupa a quarta posição, com mais de 36 mil candidatos. Por sua vez, o Republicanos, classificado como centro-direita, apresenta 34 mil nomes concorrendo nas eleições.
Em relação ao PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foram registrados 30 mil candidatos. A federação Brasil da Esperança, composta por PT, PCdoB e PV, totaliza 38 mil candidaturas. No entanto, o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, que tem 36 mil candidatos, destaca-se por um aumento de 33,21% em comparação às eleições municipais de 2020.
Apesar do predomínio dos partidos de centro, a pesquisa aponta para uma crescente participação da direita no cenário político. Em comparação com 2020, o número de candidaturas da direita aumentou em 41,75%, totalizando 59.261 candidatos. Esse crescimento reflete uma ampliação significativa da representação da direita nas Câmaras Municipais.
Por outro lado, os partidos de esquerda registraram um aumento menor, de 10,65%, totalizando 15.552 candidaturas, um número bem inferior ao da direita. A Action Consultoria classificou os partidos segundo o espectro político, distribuindo-os em centro, centro-esquerda, centro-direita e direita, com o objetivo de mapear melhor as candidaturas para as eleições de 2024.