Suplentes de senadores eleitos em eleições municipais
Oito suplentes se elegeram; dois prefeitos e seis vereadores assumem novos cargos a partir de 2025
Oito suplentes de senadores conquistaram mandatos nas eleições municipais deste domingo (6).
Dentre eles, dois foram eleitos prefeitos e seis se tornaram vereadores. Assim, as vitórias garantem novos cargos para políticos que, até agora, estavam na suplência do Senado.
Entre os eleitos para prefeituras, Janaína Farias (PT), de Crateús (CE), se destacou. Além disso, ela é a única suplente que já exerceu mandato no Senado, ocupando a vaga do senador Camilo Santana (PT), atual ministro da Educação, entre abril e julho deste ano. Além dela, Pedro Fernandes (União) conquistou a prefeitura de Arame (MA). Portanto, Fernandes é o primeiro suplente da senadora Eliziane Gama (PSD-MA).
Leia mais: Com 99% dos votos apurados, Fernando Pellozo é reeleito prefeito de Senador Canedo
No caso dos seis suplentes que se elegeram para câmaras municipais, há representantes de diferentes regiões do país. Aline Rezende (PP) em Boa Vista (RR) eleita e é suplente do senador Dr. Hiran (PP-RR). Já Danilo Martins de Oliveira (União) venceu em Guaxupé (MG), sendo suplente de Carlos Viana (Podemos-MG). Hildinha Menezes (PT), suplente de Otto Alencar (PSD-BA), eleita em Campo Formoso (BA).
Os suplentes eleitos para cargos municipais podem continuar como suplentes no Senado. No entanto, se convocados para substituir o senador titular, precisarão optar entre o novo mandato ou a suplência.
Os eleitos, por conseguinte, consolidam sua influência política local, sem necessariamente abrir mão de suas chances no Senado. As campanhas municipais, portanto, não tiram a relevância dos suplentes no cenário nacional, mas fortalecem suas bases regionais.