segunda-feira, 28 de setembro de 2026
Brasília

Barroso rebate pacote anti-STF: “não se mexe em instituições que funcionam”

Parlamentares do Congresso quer poder para suspender decisões do STF.

Bruno Goulartpor em
Barroso rebate pacote anti-STF: "não se mexe em instituições que funcionam"
Foto: Agência Brasil

O cenário político em Brasília está fervendo esta semana com a tramitação de um polêmico pacote “anti-STF” na Câmara dos Deputados. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Roberto Barroso, reagiu nesta quinta-feira (10/10), afirmando que a Corte “serviu bem” ao país e alertando que “não se mexe” em instituições que funcionam por “interesses políticos” e questões eleitorais.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (10), uma proposta que altera a consituição (PEC 28/24), concedendo ao Congresso Nacional o poder de suspender decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).

Leia mais: Congresso Nacional quer poder para derrubar decisões do STF

O texto passou com 38 votos a favor e 12 contrários, apesar da forte resistência de parlamentares aliados ao governo, que consideram a medida inconstitucional. Já a oposição se organiza para que o projeto avance rapidamente.

Agora, a PEC segue para uma comissão especial e, se aprovada, precisará passar por dois turnos de votação no Plenário da Câmara antes de seguir para o Senado.

Barroso condena pacote anti-STF

Diante da movimentação no Congresso, o ministro Barroso defendeu a importância da Constituição e do papel do STF. Para ele, as Constituições existem para que “os valores permanentes não sejam afetados pelas paixões de cada momento.”

Reconhecendo que o Supremo “é passível de erros”, Barroso afirmou que, mesmo assim, a Corte cumpriu seu papel ao longo dos 36 anos de vigência da Constituição de 1988. Ele ainda ressaltou que o Tribunal não busca unanimidade, já que “pensamento único é coisa de ditadura.”

A disputa entre Congresso e STF promete intensificar os debates, colocando em jogo o equilíbrio entre os poderes e a defesa da democracia.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Barroso câmara dos deputados PEC

Veja também

flávio bolsonaro

Eleições 2026

Em Goiânia, Flávio promete acabar com “jogo do tigrinho” e responsabiliza Lula por avanço das bets

Candidato do PL à Presidência da República criticou decisão de Flávio Dino sobre publicação a...
daniel vilela

INFRAESTRUTURA

Daniel Vilela promete ampliar investimentos em infraestrutura em Goiás

Candidato à reeleição cita mais de 800 obras em andamento e R$ 12,6 bilhões investidos no setor ...
flávio bolsonaro

CARREATA EM GOIÂNIA

Em Goiânia, Flávio chama Lula de “pai do Tigrinho” durante discurso

Presidenciável criticou regulamentação das apostas e associou medida do governo federal ao endivi...
ana paula rezende

CARREATA EM GOIÂNIA

Ana Paula Rezende critica Caiado e Daniel e defende Wilder em ato com Flávio Bolsonaro em Goiânia

Durante ato com Flávio Bolsonaro em Goiânia, Ana Paula Rezende fez críticas aos adversários e de...
flávio

CARREATA EM GOIÂNIA

“Joga picanha”: Flávio ironiza após ovos serem arremessados de sacada durante carreata em Goiânia

Presidenciável reagiu ao episódio durante a passagem da carreata e pediu que a polícia fosse acio...
wilder morais

CARRETA EM GOIÂNIA

Wilder Morais chama MDB de “puxadinho do PT” durante ato com Flávio Bolsonaro em Goiânia

Declaração foi feita durante ato de campanha com Flávio Bolsonaro, em Goiânia, neste domingo (27...
flávio bolsonaro

ELEIÇÕES 2026

Flávio Bolsonaro diz que Lula é seu “único adversário” e cobra debate durante discurso em Goiânia

Em discurso em Goiás, candidato à Presidência também cobrou um debate com o petista e pediu voto...
flávio bolsonaro

ELEIÇÕES 2026

Vídeo: Flávio Bolsonaro chega a Goiânia para carreata ao lado de Wilder Morais

Candidato à Presidência participa de ato do PL neste domingo (27), com concentração nas proximid...