Venezuela compara governo Lula a governo Bolsonaro
As falas vieram após a delegação brasileira vetar a entrada da Venezuela no Brics.
O governo da Venezuela, chefiado pelo presidente Nicolás Maduro, comparou o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmando que a gestão do petista manteve “o pior” da antiga gestão. As falas em tom críticos vieram após a delegação brasileira vetar a entrada da Venezuela no Brics.
“O Itamaraty, liderado pelo embaixador Eduardo Paes Saboia, decidiu manter o veto que Bolsonaro impôs à Venezuela durante anos, reproduzindo o ódio, a exclusão e a intolerância promovida pelos centros de poder ocidentais para impedir, por ora, a entrada da Pátria de Bolívar a essa organização. E uma ação que configura uma agressão à Venezuela e um gesto hostil”, diz o Governo da Venezuela, em uma parte do documento.
Leia mais: PF aponta que Gustavo Gayer financiou atos de 8 de janeiro
O Brasil barrou a Venezuela e a Nicarágua da lista dos 12 países que serão analisados para ingressar ao Brics. Além do rompimento com aliados antigos, o governo Lula também entende que não é o momento para expandir o grupo – que passou por expansão recente com a entrada do Irã, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Egito, em janeiro.