Em Goiânia, Van Hattem demonstra apoio a Gustavo Gayer
“Minha vinda aqui hoje tem esse propósito: estar ao lado do Fred e também manifestar meu apoio ao deputado Gustavo Gayer, que está sofrendo uma perseguição absurda” afirmou
O deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS) está em Goiânia neste domingo (27/10) para demonstrar apoio ao candidato à prefeitura Fred Rodrigues (PL) e ao deputado Gustavo Gayer (PL-GO), que recentemente foi alvo de uma operação da Polícia Federal. Van Hatten afirmou que sua presença no evento tem como objetivo reforçar a solidariedade e unidade entre lideranças da direita no país.
“Minha vinda aqui hoje tem esse propósito: estar ao lado do Fred e também manifestar meu apoio ao deputado Gustavo Gayer, que está sofrendo uma perseguição absurda,” afirmou Van Hattem. Segundo o deputado gaúcho, a ação da Polícia Federal contra Gayer seria uma tentativa de intimidar parlamentares e limitar a liberdade de expressão. “A Polícia Federal bateu na casa dele com um relatório, mais uma vez, completamente mentiroso. É o que eu já tenho denunciado na tribuna e agora querem me investigar também,” disse ele, acrescentando que “isso é uma afronta à liberdade de expressão e à independência que nos é garantida como deputados.”
O deputado também aproveitou a ocasião para destacar a necessidade de uma frente unificada da direita para as eleições de 2026. “Eu acredito em uma direita fortalecida para 2026. Precisamos estar juntos, como estamos aqui em Goiânia, em todo o Brasil, para eleger uma maioria na Câmara, nas Assembleias Legislativas, governadores, um presidente de direita e uma maioria no Senado para reequilibrar os Poderes,” destacou.
Van Hattem ainda comentou a disputa interna entre a direita e a centro-direita em Goiânia e outras capitais, enxergando essa diversidade como sinal de crescimento do espectro político conservador. “Quando não temos o PT no segundo turno já é uma vitória para a direita,” afirmou, posicionando o apoio de seu partido e o do PL como uma “direita raiz” que, segundo ele, se opõe de forma intransigente à esquerda.
Durante o evento, o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro também esteve em pauta. Inelegível no momento, Bolsonaro foi lembrado por Van Hattem como uma liderança natural da direita e cuja inelegibilidade, segundo ele, ainda poderia ser revertida. “Sabemos que é injusto o que fizeram com Bolsonaro e, por isso, acreditamos que essa inelegibilidade pode ser revertida,” argumentou o deputado. Caso isso não aconteça, ele afirmou que o partido Novo tem como candidato preferencial o governador de Minas Gerais, Romeu Zema. “Ele tem o perfil ideal para representar a direita em 2026,” concluiu.
A presença de Van Hattem e outras figuras públicas no evento de campanha foi um indicativo da mobilização em torno de Fred Rodrigues e de um alinhamento com o Novo, que participa da chapa majoritária com o empresário Leonardo Rizzo na vice.