Mabel chega à prefeitura de Goiânia com sequência de desafios a curto prazo
Candidato da base governista terminou vitorioso a disputa pela principal prefeitura de Goiás no último domingo, 27. Ele obteve 70 mil votos a mais que seu adversário, o bolsonarista Fred Rodrigues (PL)
O empresário Sandro Mabel (UB) foi coroado no último domingo, 27, como o mais novo prefeito de Goiânia. Ele assumirá o posto em 1° de janeiro de 2025 e terá, daqui até lá, a missão de elaborar as estratégias que trarão fôlego aos problemas urgentes da capital já nos primeiros 100 dias.
Muitas dessas missões se estendem, evidentemente, para além do período de ‘arrancada’, adentrando pelos próximos quatro anos em que Mabel deterá em suas mãos o comando da mais importante cidade de Goiás. Algumas, porém, são vistas como imediatas, urgentes, e serão atacadas já nos primeiros dias, conforme afirmado pelo próprio prefeito eleito.
Mabel, inclusive, deu sinais de que vai agir de maneira imediata. Logo após a vitória, declarou à imprensa que a transição começaria já no dia seguinte, ou seja, nesta segunda. “Vamos procurar criar uma equipe de transição, falar com o prefeito atual, que eu tenho certeza que ele está à disposição para fazer essa transição”, disse à imprensa local.
Ao longo dos quase 50 dias de campanha, Mabel insistiu em vender ao goianiense a ideia de que contava com um grande diferencial em relação aos seus, até ontem, concorrentes: a experiência em gestão. Mais do que isso: foi claro quem dizer que a população clamava por alguém com essa característica, criticando, nesses momentos, a condução do atual prefeito, Rogério Cruz (Solidariedade).
Leia Mais: Saiba quem é Sandro Mabel, prefeito eleito em Goiânia
“Goiânia não precisa de ideologia, precisa de um gestor. Essa é a minha preocupação e foi também do governador quando me escolheu”, disse durante a votação do último domingo. O empresário também afirmou durante a campanha que Goiânia não podia correr o risco de viver mais quatro anos nas mãos de alguém como Cruz.
No segundo turno, intensificou o alerta em alusão ao bolsonarista Fred Rodrigues. “Com o que ele trabalhou na vida?”, questionou em sua última aparição na TV aberta antes da votação. Certo ou errado, fato é que a estratégia de Mabel deu certo. Ou seja, o político terminou vitorioso e agora terá que mostrar a que veio.
Gargalos
Agora, o goianiense espera que Mabel traga à mesa seus 52 anos de experiência administrativa e resolva os principais entraves da cidade. Os pontos, segundo o até ontem candidato e hoje prefeito eleito, já foram, inclusive, levantados. A curto prazo, Mabel terá dentre os principais desafios a questão do trânsito. Ele defende a adoção de medidas que terminem no desafogamento das principais vias da cidade, abarrotadas de carros e motos especialmente em horários de pico. Para isso, Mabel propôs dentre outras coisas, o uso de inteligência artificial para sincronizar os semáforos, permitindo que o trânsito flua com maior eficiência.
Ainda no quesito das ações imediatas, Mabel garantiu que vai reestruturar a saúde pública e realizar um mutirão de limpeza na cidade, que por muitas vezes disse estar “encardida”. Mabel também anunciou para os primeiros cem dias a abertura de pequenos centros industriais em bairros, a fim de capacitar mulheres e facilitar sua inserção no mercado de trabalho.
Um outro ponto, que é visto como um dos maiores entraves da gestão, passa pela extensa fila de espera por vagas em Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Para sanar esse problema crônico, o indicado pelo governador Ronaldo Caiado garantiu firmar parcerias com entidades, igrejas e creches particulares.
“Construir novos centros educacionais leva tempo e às nove mil crianças não podem esperar”, disse enquanto candidato ao destacar que esse não será um problema para depois e que vai providenciar uma resposta imediata para a situação da população goianiense. Ele também enfatiza a importância de garantir alimentação e um lugar adequado para as crianças.
No início do mês de outubro, O HOJE mostrou que o empresário já conseguiu, por meio de diálogos, mais de sete mil vagas. Mais que isso: que ele acredita que, até o final do ano, conseguirá chegar às nove mil vagas. Ou seja, assim que seu governo começar, as crianças poderão ser matriculadas, segundo ele, rapidamente.
O resultado do 2º turno das eleições para a Prefeitura de Goiânia foi divulgado pouco antes das 19h. Com 100% das urnas apuradas, Mabel totalizou 353.518 votos, o equivalente a 55,53%, enquanto Fred Rodrigues obteve 283.054 votos, ou seja, 44,47% dos votos válidos.