Governo anuncia programa para valorizar professores da educação básica
Anúncio foi feito durante a reunião dos ministros de Educação do G20, em Fortaleza
Em uma iniciativa para fortalecer a valorização dos professores da educação básica, o governo federal deve lançar, em novembro, um pacote de ações voltadas ao reconhecimento e apoio aos profissionais da educação.
A informação foi divulgada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, nesta quarta-feira (30/10), durante a reunião dos ministros de Educação do G20, em Fortaleza.
Nesta semana, o Ceará está sediando a Reunião Global de Educação (GEM, sigla em inglês de Global Education Meeting) do G20 (fórum de cooperação econômica internacional que reúne as 20 maiores economias do mundo).
Leia mais: Em Brasília, Caiado recebe premiação por 1º lugar no Ideb
Entre as medidas, está o programa “Pé-de-Meia para a Licenciatura”, criado para incentivar jovens a ingressarem na carreira docente. A proposta oferece bolsas de apoio aos estudantes que optarem por cursos de licenciatura, como forma de incentivar, desde o Enem, a seguirem carreira de professores.
Ainda está prevista a implementação de um concurso unificado para a contratação de professores, inspirado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que funcionará por adesão das redes estaduais e municipais.
“É essencial que a sociedade compreenda a importância da valorização dos professores no nosso país”, destacou Santana. Segundo o ministro, essas ações vão beneficiar tanto os professores em atuação quanto os que aspiram à profissão.
Professores em pauta no G20
A valorização da educação e dos professores, de acordo com Santana, está em pauta para a próxima reunião do G20. “Há uma convergência entre os membros do G20 sobre a importância de priorizar a educação, o que inclui garantir maior financiamento e equidade educacional.
Durante o encontro em Fortaleza, o ministro entregou um documento ao grupo do G20 pedindo apoio para o financiamento da educação e a valorização dos professores.
O texto será apresentado oficialmente na Cúpula do G20, prevista para os dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro, onde líderes mundiais discutirão o fortalecimento dos investimentos no setor educacional como uma estratégia de desenvolvimento econômico e inclusão global.