O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Eleições

Ministro minimiza impactos de possível vitória de Trump no governo Lula

Alexandre Padilha afirmou que o país é cada vez menos dependente dos EUA

Postado em 5 de novembro de 2024 por Thiago Borges
Ministro minimiza impactos de possível vitória de Trump no governo Lula
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, minimizou os impactos de uma possível vitória do republicano Donald Trump, na disputa pela presidência dos Estados Unidos, no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Acho que vai ter um impacto mais na animação de alguns seguidores de um lado e do outro. Mas, em relação aos impactos da cooperação que a gente venha a fazer, a gente está cada vez menos dependente dos Estados Unidos. Se o Trump quiser fazer algum tipo de retaliação, sinceramente, quem está perdendo é ele, que vai estar perdendo um parceiro importante, que é o Brasil”, disse o ministro, em entrevista à coluna do Igor Gadelha, do Metrópoles. 

Leia mais: Pacheco declara apoio a Alcolumbre para a sucessão do Senado

Padilha ponderou que, caso acontecesse, as retaliações fugiriam da tradição dos governos republicanos frente ao governo brasileiro. “Não tem sido a tradição dos governos republicanos, inclusive, que sabem a importância do Brasil”, constatou. 

A votação da eleição americana terminou nesta terça-feira (5). A disputa pela principal cadeira na Casa Branca é entre Donald Trump e Kamala Harris, atual vice-presidente do país. O presidente Lula declarou que torce pela vitória de Kamala. Trump é aliado do rival político de Lula, o ex-presidente Jair Bolsonaro. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também