O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Eleições EUA

Trump dispara e conquista 101 delegados contra 35 de Kamala Harris

Muitos estados-chave continuam com a apuração em andamento

Postado em 5 de novembro de 2024 por Otavio Augusto
Candidato Trump. Foto: Divulgação

O candidato republicano Donald Trump dispara e abriu uma vantagem considerável ao somar 101 delegados na corrida presidencial dos Estados Unidos, enquanto a candidata democrata Kamala Harris segue com 35 delegados. Entre os estados conquistados, Trump garantiu vitórias importantes, incluindo Indiana, onde, segundo projeção da Associated Press (AP), obteve mais 11 delegados na disputa pela Casa Branca.

Trump dispara e conquista 101 delegados

O processo de votação nos Estados Unidos ocorreu na terça-feira (5), mas com parte da população votando antecipadamente, seja presencialmente ou por correio, desde o mês passado. A apuração começou ainda na noite de terça-feira e, até o momento, Trump conseguiu se posicionar à frente no colégio eleitoral, sistema pelo qual se decide o novo presidente norte-americano. No colégio eleitoral, cada estado possui um número fixo de delegados e o candidato que conquistar pelo menos 270 dos 538 delegados será eleito presidente.

Por sua vez, Harris continua somando delegados em estados como Massachusetts, mas a diferença de delegados no colégio eleitoral torna a disputa desafiadora. Trump, ao vencer em Indiana, Florida, Tennessee e outros estados, acumulou uma sequência de vitórias em regiões tradicionalmente alinhadas ao Partido Republicano, ampliando seu alcance eleitoral.

Trump dispara
Trump garante 41 delegados. Foto: Reprodução/ redes sociais

Ainda assim, muitos estados-chave continuam com a apuração em andamento e poderão alterar o cenário atual. Sendo assim, a atenção dos eleitores e do mercado internacional segue voltada para os resultados que ainda podem definir o futuro da disputa. Nos próximos dias, outros resultados podem diminuir a vantagem de Trump, enquanto Harris busca fortalecer sua posição em estados estratégicos para alcançar a presidência.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também