O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 23 de fevereiro de 2025
Publicidade
Importante

Zanin se declara impedido em julgamento de Fernando Collor

Ministro do STF tem histórico de atuação como advogado em processos na operação

Postado em 5 de novembro de 2024 por Thiago Borges
Zanin se declara impedido em julgamento de Fernando Collor
Foto: Rosinei Coutinho/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, declarou-se impedido de participar do julgamento de um recurso da defesa do ex-presidente Fernando Collor de Mello. O recurso visa reduzir a pena imposta a Collor, que foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

A condenação de Collor, que resultou em uma pena de 8 anos e 10 meses de prisão em regime fechado, foi determinada pelo STF em 2023. Os crimes em questão estão relacionados a esquemas na BR Distribuidora, uma subsidiária da Petrobras, investigados no âmbito da operação Lava Jato.

Leia mais: Ministro minimiza impactos de possível vitória de Trump no governo Lula

Zanin não detalhou as razões para o seu impedimento, mas o ministro tem um histórico de atuação como advogado em processos associados à Lava Jato, o que pode explicar sua decisão.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também