O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 22 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
ESTADOS UNIDOS

Lula não deve ir à Casa Branca na posse de Trump

Presidentes americanos empossados não costumam ter a presença de outros chefes de Estado

Postado em 8 de novembro de 2024 por Thiago Borges
Lula não deve ir à Casa Branca na posse de Trump
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil e Reprodução/Redes Sociais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) provavelmente não participará da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, em 20 de janeiro de 2025. Isso se deve a uma tradição dos Estados Unidos de convidar para o evento apenas os chefes das missões diplomáticas em Washington D.C., e não os líderes estrangeiros.

Em janeiro de 2009, por exemplo, quando Barack Obama assumiu seu primeiro mandato, os Estados Unidos também não convidaram outros chefes de Estado. Na época, Lula estava em seu segundo mandato, e os dois se encontraram pela primeira vez em março de 2009, durante uma visita oficial de Lula a Washington D.C.

Leia mais: Biden estará presente na cúpula do G20 no Brasil

Donald Trump venceu a eleição contra a vice-presidente e candidata democrata, Kamala Harris. Às 11h34 do dia 8 de novembro, o republicano contava com 295 delegados, enquanto Harris tinha 226 – sendo necessários pelo menos 270. Ainda falta o resultado em Arizona, onde Trump lidera.

Lula se manifestou sobre a eleição em suas redes sociais na manhã de 6 de novembro, parabenizando Trump e afirmando que a “democracia é a voz do povo”. O presidente brasileiro destacou que o mundo “precisa de diálogo” e desejou “sorte e sucesso” ao governo republicano.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também