O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 11 de janeiro de 2026
marco fiscal

Padilha reafirma confiança na conclusão do pacote fiscal ainda em 2024

Governo reforça confiança na aprovação do pacote fiscal até o recesso

Vinicius Limapor Vinicius Lima em 18 de dezembro de 2024
padilha
Padilha celebra avanço da reforma tributária e destaca próximos passos Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, reforçou nesta quarta-feira (18) a confiança do governo em finalizar a votação do pacote fiscal e do Orçamento de 2025 antes do recesso parlamentar. Após uma reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e líderes partidários, Padilha destacou o esforço conjunto para aprovar as medidas essenciais ao marco fiscal.

“O governo está confiante de que, assim como concluímos a regulamentação da reforma tributária, vamos encerrar as votações dos três projetos que consolidam o marco fiscal ainda neste ano”, afirmou Padilha.

O pacote fiscal inclui uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), um projeto de lei complementar e um projeto de lei ordinária. Na terça-feira (17), a Câmara dos Deputados aprovou um dos textos, que estabelece novas regras para limitar os gastos públicos em caso de déficit fiscal.

O ministro destacou que a reunião serviu também para agradecer aos parlamentares pela agilidade na tramitação da reforma tributária e fortalecer o compromisso com a aprovação do pacote fiscal. Ele reforçou que o governo pretende concluir as votações até segunda-feira (23), início do recesso legislativo.

Orçamento e reforma tributária
Padilha também demonstrou otimismo em relação à aprovação do Orçamento de 2025 ainda neste ano. Ele mencionou que as negociações com os relatores das propostas estão avançadas, apesar de ainda não terem sido oficialmente definidos.

Sobre a reforma tributária, regulamentada na terça-feira (17), Padilha celebrou o resultado: “Estamos satisfeitos com o avanço da reforma tributária. A ideia é usar o mês de janeiro para analisar o texto e preparar uma cerimônia de sanção, envolvendo todos os setores econômicos e a sociedade.”

Ajustes no pacote fiscal
Quanto às possíveis mudanças no pacote fiscal, Padilha reconheceu a autonomia do Congresso para propor ajustes, mas garantiu que o governo está comprometido em manter o rigor na execução do marco fiscal.

O ministro enfatizou a importância do trabalho conjunto entre Câmara e Senado para garantir a aprovação de medidas que assegurem a sustentabilidade fiscal do país, consolidando as bases para a retomada do equilíbrio das contas públicas.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também