O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 31 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Compromisso comum

Prefeitos eleitos em outubro tomam posse nesta quarta. Confira cronograma

Gestores se organizam para assumir o comando de suas cidades de 2025 a 2028. Cerimônias de posse ocorrem em todo o Brasil nesta quarta-feira, 1°. Logística das cerimônias nas principais cidades de Goiás já estão organizadas

Postado em 31 de dezembro de 2024 por Felipe Cardoso
Prefeitura de Goiânia foto reprodução
Prefeitura de Goiânia foto reprodução

Os gestores eleitos democraticamente pelo voto no mês de outubro deste ano aguardam ansiosamente pela virada do ano. Acontece que na próxima quarta-feira, 1, todos eles participarão das cerimônias de posse onde tomarão, de fato, as rédeas das prefeituras que comandarão pelos próximos quatro anos.

Nas principais cidades de Goiás, não se fala em outra coisa, do ponto de vista político, senão das movimentações corriqueiras para o ato solene que se aproxima. Na capital, o prefeito eleito, Sandro Mabel (União Brasil), e sua vice, coronel Cláudia Lira (Avante), receberam o diploma de suas eleições no dia 19 de dezembro. Amanhã, eles cumprirão uma série de compromissos, incluindo a cerimônia oficial de transmissão de cargos e o credenciamento formal da posse.

A agenda começará às 14h com a Solenidade de Posse, que ocorrerá no Centro de Cultura e Eventos Ricardo Freua Bufáiçal, localizado no Câmpus II da Universidade Federal de Goiás (UFG). A transmissão do cargo de Rogério Cruz (Solidariedade) para Sandro Mabel será realizada no Paço Municipal de Goiânia, às 17h.

Ainda no mesmo dia, o credenciamento da posse será formalizado na Câmara Municipal de Goiânia. Já a posse da equipe de secretários formada pelo novo prefeito será realizada no dia 2 de janeiro, às 9h, no Palácio Maguito Vilela, sede da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

Sandro Mabel foi eleito com 353.518 votos, o que representou 55,53% dos votos válidos. Foi registrado o comparecimento de 677.881 eleitoras e eleitores (65,80%) às urnas, sendo 636.572 votos válidos. O total de votos em branco foi de 14.229 (2,10%) e os votos nulos contabilizaram 27.080 (3,99%). O índice de abstenção foi de 34,20% (352.393).   

Leia mais: Saiba quem é Sandro Mabel, prefeito eleito de Goiânia

Na última segunda-feira (30), vale lembrar, o gestor eleito na capital realizou seu último ato oficial, onde transmitiu a presidência da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG). Com a renúncia, Mabel passou o bastão para  a presidência da FIEG para André Rocha, que comandará a Federação. No encontro, Mabel aproveitou para apresentar os últimos nomes da sua equipe de secretariado, os mesmos que tomarão posse em 2 de janeiro. 

Cidade-irmã 

Na vizinha Aparecida de Goiânia o clima não é diferente. Por lá, as movimentações giram em torno da tão aguardada posse de Leandro Vilela (MDB) e seu vice, João Campos (Podemos). Além da dupla, serão empossados os 25 vereadores eleitos pela cidade. A cerimônia terá início às 10h em sessão realizada no Anfiteatro Municipal Cantor Leandro, localizado na Avenida Louvre, setor Village Garavelo, ao lado da Cidade Administrativa. 

Mais quatro 

O prefeito reeleito de Senador Canedo, Fernando Pellozo (UB) e sua vice, Salma Bahia (PP), também coordenam os preparativos para ‘o grande dia’. Eles tomarão posse às 9h na Praça Criativa Central, localizada na Av. Dom Emanuel da cidade. Pellozo e Salma serão empossados para o comando da cidade pelos anos de 2025 a 2028 em paralelo a  outros 13 vereadores eleitos pelo município que tomarão posse em sessão solene realizada na Câmara Municipal da cidade. 

Terceira maior 

Em Anápolis, Márcio Corrêa (PL) e seu vice, Walter Vosgrau (MDB), darão início a trajetória de quatro anos à frente do Poder Executivo pela manhã, às 9h. A cerimônia de posse dos novos gestores do município está marcada para às 9h e ocorrerá no Teatro São Francisco, no Bairro Jundiaí. 

O evento é aberto ao público, porém, com limitação da lotação do espaço. Além do chefe do Executivo Municipal, os 23 vereadores da cidade também serão empossados para assumirem cadeiras na Câmara Municipal pelos próximos quatro anos. 

Sudoeste

Ao mesmo tempo em que ocorrem as posses dos prefeitos eleitos na capital e cidades vizinhas, uma grande solenidade também tem sido preparada para as principais cidades da região sudoeste de Goiás: Rio Verde e Jataí. Wellington Carrijo (MDB) e Geneilton Assis (PL) tomam posse dos cargos de prefeito.

Enquanto Wellington Carrijo e seu vice Walter Baylão serão empossados às 16h no Centro de Convenções de Rio Verde, Geneilton e sua vice, Flaviane Scopel, tomarão posse logo cedo, às 9h. A solenidade realizada no Centro de Cultura e Eventos Dom Benedito Domingos Cóscia, na Av. W-003, localizada no Setor Epaminondas, em Jataí. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também