Câmara Municipal prepara fiscalização intensa no transporte público
Vereador Geverson Abel, presidente da Comissão de Fiscalização do Transporte Público, prometeu uma força-tarefa
Vereador por Goiânia, Geverson Abel (Republicanos) assumiu, na última quarta-feira (1º), a presidência da Comissão de Fiscalização do Transporte Público Coletivo (CFTPC), na Câmara Municipal. O parlamentar prepara uma força-tarefa para intensificar a fiscalização no transporte público da capital que, segundo ele, apresenta indícios de irregularidades.
“A comissão vai fiscalizar os contratos do transporte público, verificando se estão sendo cumpridos à risca, com o objetivo de beneficiar quem está na ponta, ou seja, o usuário. Também percebemos que as regras do transporte público não estão sendo cumpridas. Por exemplo, regras mínimas como tempo de espera, lotação e qualidade dos veículos”, disse o vereador.
O parlamentar afirma que possui vários indícios de irregularidades, assim como o vereador Ronilson Reis (Solidariedade) – presidente da Comissão de Ética da Câmara. “No começo do governo passado, o próprio Ronilson foi a alguns terminais, fez a fiscalização e constatou de imediato isso. Tivemos algumas melhorias posteriores, mas a situação se bagunçou novamente e eu procurei ele para realizarmos a parceria e a força-tarefa”, explicou o parlamentar.
Leia mais: Caiado vê com “normalidade” possível candidatura de Gusttavo Lima em 2026
Além disso, Geverson expôs situações graves que colocam em risco a vida dos motoristas e passageiros, como expedientes dobrados e risco de penalização em caso de demora dos motoristas ao irem ao banheiro. “O motorista já está saturado, estressado, com o psicológico abalado, e, no trânsito de Goiânia, isso pode acabar provocando um acidente de forma involuntária, o que já aconteceu antes”, constata Geverson.
A comissão da Câmara pretende criar uma ouvidoria do transporte público para os usuários e realizar uma parceria junto ao Ministério Público de Goiás, Prefeitura de Goiânia e a Comissão de Direitos do Consumidor (CDC), garantiu Abel.