Com a caneta em mãos, Mabel tem sequência de promessas a serem cumpridas
Plano de Governo que deve nortear a gestão nos próximos quatro anos conta com 107 páginas e centenas de compromissos firmados com os goianienses
Eleito prefeito de Goiânia, o empresário Sandro Mabel (União Brasil) apresentou um plano de governo com 107 páginas. Recheado com propostas para a melhoria do município, cabe ao cidadão fiscalizar e a cobrar a execução das promessas do chefe do Executivo.
Um dos projetos de Mabel para ficar de olho é o de garantir conectividade e acesso à internet em toda a cidade por meio da modernização da infraestrutura de redes de internet, da implementação da rede de fibra óptica e da criação de pontos públicos de acesso ao Wi-Fi em áreas estratégicas, como praças, parques, centros comunitários e pontos de transporte. Ligado a tecnologia e também a segurança, o então candidato também prometeu adquirir drones com Inteligência Artificial para monitoramento da cidade.
Mas ainda sobre segurança, especificamente voltado ao público feminino, Sandro disse que iria implementar um aplicativo para que mulheres em perigo acionem rapidamente a guarda municipal, a polícia ou um centro de monitoramento. A medida se combina, ainda, com a promessa de expansão da Patrulha Maria da Penha com a Guarda Municipal para monitorar áreas públicas com incidência de violência contra as mulheres.
No eixo de mobilidade, o agora prefeito pretende finalizar e entregar a obra do BRT; renovar a frota de ônibus, inclusive com veículos com ar condicionado; bem como criar novos pontos de parada e modernizar abrigos, com informações em tempo real sobre roteiros e horários. Outra promessa é investir em sistemas inteligentes de transportes que modernizem os semáforos e sistemas de planejamento e simulação de tráfego.
Já em relação ao ordenamento urbano, Mabel afirmou que requalificaria o centro e o setor Campinas, com intervenções de conservação e valorização do patrimônio histórico e cultural, e dinamização das atividades econômicas. Ele também falou em reurbanizar a Região da 44 e a Avenida Bernardo Sayão, por meio de um redesenho do fluxo de pedestres e automóveis. O intuito é impulsionar o comércio e o turismo, inclusive o gastronômico, da região. Ainda nesse segmento, ele se comprometeu a regulamentar o Plano Diretor da capital e construir um mapa atualizado da cidade.
Na parte de ciência, tecnologia e inovação, Sandro Mabel propôs investir em um polo de desenvolvimento de games, tornando Goiânia uma referência na área. Inclusive, o documento também prevê o desenvolvimento de linhas de fomento para ciência, tecnologia e inovação, priorizando pesquisas com alta aplicabilidade nos setores produtivos da capital.
Outras promessas
Ao adentrar no eixo cidadão do plano de governo, o chefe do Executivo promete zerar a fila da creche e universalizar o acesso à pré-escola e também flexibilizar o horário de funcionamento do CMEI para trabalhadores da Ceasa. Ele ainda propõe criar o Programa de Atenção Materna, que garante a saúde da mãe e do bebê desde a gestação até 1 ano.
Ampliar “significativamente” a educação em tempo integral também está no plano de Mabel. Assim como investir em laboratórios de informática, robótica, ciência e matemática nas escolas da rede, democratizando a tecnologia e introduzindo o ensino de inteligência artificial e diversificar o cardápio da merenda escolar em relação aos alimentos e garantir formação para merendeiros manipularem, prepararem e servirem os alimentos. Outro compromisso é o de promover a educação inclusiva com mais centros municipais de apoio à inclusão.
Na área da saúde, por sua vez, o empresário quer implantar uma rede de promoção à saúde da mulher com atendimento especializado desde a adolescência até a vida adulta, assim como expandir o número de atendimentos ginecológico e obstétrico, e implantar o monitoramento de gestantes de alto risco. Atendimento pediátrico 24h nas unidades de urgência e emergência é mais um compromisso do plano de governo. E o gestor ainda fala em implementar uma política para redução de filas de espera por cirurgias eletivas e colocar para funcionar um projeto de Inteligência Artificial para rastrear pacientes de risco (AVC, infarto, gestação de risco).
Leia mais: “Ninguém ligou” para Corrêa para falar sobre decreto
Sobre o social, um dos pontos expostos no documento é a criação do Centro de Cuidado de Crianças Neurodivergentes para fazer diagnóstico e oferecer suporte às famílias. Outro é a garantia à população LGBTQIA+ de acesso integral aos serviços de saúde, aos serviços sociais e suporte para a regularização de documentos básicos de identificação e acesso aos benefícios previdenciários.
O grupo LGBTQIA+, inclusive, também será contemplado por um Programa de Fomento Municipal para impulsionar a oferta de crédito e capacitação para MEIs, micros, pequenos e médios empreendedores, assim como pessoas negras, quilombolas e indígenas – além do público em geral, claro. Da mesma forma, há uma proposta para que exista o Programa Conecta Emprego para capacitar e conectar pessoas desempregadas e de baixa renda a oportunidades de emprego.
Para fechar
Na habitação, Mabel fala de um Programa Habitacional com meta de viabilizar 15 mil lotes e unidades habitacionais em 4 anos, garantindo que pelo menos 5% sejam para idosos e 5% para pessoas com deficiências. Outra promessa é a de criar um programa de incentivo para ocupação dos prédios desocupados e sem atividades, assim como um programa de habitação para idosos no Centro de Goiânia. Ele também pretende garantir apoio para adequações das residências onde há PCDs (Pessoas com deficiências) e promover habitação temporária para pessoas em situação de rua em parceria com entidades educacionais, público e privado.
Fomentar o esporte de formação e alto rendimento com programas específicos e ampliar a infraestrutura para diferentes modalidades a nível olímpico também está no plano de governo. Da mesma forma, incentivar o desporto e paradesporto nas escolas públicas e fortalecer a disciplina de Educação Física.
O segmento cultural também recebeu propostas, como a de democratizar o acesso a recursos do Fundo Municipal de Cultura por meio da elaboração de editais anuais para atividades culturais. Haverá, ainda, conforme prometido, um concurso multicultural para premiar alunos e
escolas em poesia, música, dança e teatro; e a promoção e incentivo a festivais, inclusive de rock alternativo.
Por fim, na parte de gestão, o prefeito expõe criar as Regiões Administrativas de Goiânia e transformá-las em polos autônomos de serviços públicos. E, ainda, ter tolerância zero à corrupção, com uma política rigorosa de integridade e compliance público, bem como a criação de malhas fiscais eficientes e dinâmicas, para reduzir a sonegação fiscal.
O texto, obviamente, é um pequeno recorte com os principais compromissos de Mabel para os próximos quatro anos. Alguns, como a conversão à direita em sinal fechado e o uso do corredor exclusivo de ônibus para motocicletas, já foram amplamente difundidos. Desta forma, O HOJE recomenda ao cidadão que leia o plano completo do prefeito, disponível no site Divulgacand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).