Ibama deve autorizar a exploração de petróleo na Foz do Amazonas, afirma ministro
Em outubro de 2024, um projeto anterior foi rejeitado por não satisfazer alternativas para a possível perda de biodiversidade
Nesta terça-feira (14), o ministro de Minas e Energia afirmou em entrevista que o órgão ambiental Ibama liberará a exploração de petróleo na bacia da Foz do Amazonas para as empresas como a Petrobrás. A liberação veio depois da articulação entre os titulares do Ministério de Minas com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Em outubro de 2024, um projeto anterior foi rejeitado por não satisfazer alternativas para a possível perda de biodiversidade.
Em entrevista, Silveira afirma que está ansioso para a liberação do licenciamento. “Estamos aguardando a licença. Eu quero acreditar que o presidente do Ibama é um homem de bom senso e verdadeiro. Se ele for, vai liberar a licença. A Petrobras já entregou tudo que ele pediu”, afirmou o ministro ao Jornal Folha de SP.
Leia também: Deputados travam votação de decretos de calamidade na Alego
A liberação da exploração de petróleo na área da Amazônia Legal é um dos temas que gerou discórdia entre as pastas, sobretudo com a atuação de Marina para o bloqueio do projeto. “A exploração do petróleo é uma questão de demanda. Enquanto o mundo tiver demanda, não podemos deixar de ofertar. É esse o caminho da transição energética. Nós já temos a melhor matriz elétrica do mundo, o melhor biocombustível do mundo. Já somos sustentáveis e andamos de cabeça erguida. Agora, é preciso garantir previsibilidade e segurança jurídica para que se invista no Brasil.”