Confira as possíveis primeiras ações de governo do Trump
Uma das ações mais esperadas de Trump está a deportação em massa de imigrantes ilegais no País

Antes mesmo de assumir o segundo mandato da presidência americana, Donald Trump propôs ações imediatas e radicais logo no primeiro dia em ofício na Sala Oval, nesta segunda-feira (20). Estas ações se baseiam em uma série de ordens executivas que tem o início das atividades no momento em que o projeto é publicado. Com isso, bastidores da política americana esperam uma série de ações que devem definir o primeiro ano da presidência.
Uma destas ações esperadas que foi amplamente ventilada nos comícios é a deportação em massa de imigrantes ilegais no país que aumentaram em grande número na presidência de Joe Biden. O projeto denominado de “Operação Salvaguarda” deve mirar em cidades e estados com grande contingente de imigrantes devido a não fiscalização da documentação americana. De acordo com o presidente, os estados e cidades “progressistas” serão as primeiras a serem fiscalizadas com a cidade de Chicago sendo a estreante na operação.
Além disso, Trump também deve dar perdão presidência aos presos que invadiram o Capitólio no dia 6 de janeiro de 2021 na reta final do mandato. Ao todo, 1570 pessoas foram presas pela invasão e depredação do patrimônio público que causaram a morte de cinco pessoas, incluido oficias de segurança e manifestantes.
Além disso, Trump também deve assinar um decreto que faz um desmonte de projetos e políticas sociais que combatiam a desigualdade e promoviam a inclusão social. Outro pauta na agenda é uma nova retirada de projetos que promovam a redução de gases do efeito estufa e da emissão de carbono além do controle do aquecimento global. Vale lembrar que o primeiro mandato de Trump já tinha feito a retirada do Acordo de Paris e pode não comparecer formalmente na COP30 que será sediada em Belém.