“É algo que nem a medicina privada no país oferece”, diz Vilela em visita ao Cora
Governador em exercício visitou obras do Complexo Oncológico de Referência de Goiás, que será referência nacional e internacional no tratamento de câncer, com estrutura moderna e foco no atendimento infantil

Bruno Goulart
O governador em exercício de Goiás, Daniel Vilela (MDB), visitou nesta quarta-feira (19) as obras do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), em Goiânia, ao lado do secretário de Saúde de Goiás, Sérgio Venâncio e do presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Pedro Salles. O hospital, que promete ser referência no tratamento de câncer, contará com estrutura moderna para atendimentos de alta complexidade, beneficiando pacientes de todo o estado. Durante a visita, Vilela destacou a importância do projeto, afirmando que o Cora oferecerá serviços que nem mesmo a medicina privada no país disponibiliza atualmente, especialmente no tratamento de câncer infantil.
Presença dos pais
O vice-governador ressaltou que o Cora terá uma ala de transplante com suítes conjugadas para pais e crianças, uma estrutura rara no Brasil. “Aqui tem um negócio que pouquíssimos hospitais, talvez um ou outro no país tem, que é o leito da criança conjugado com a suíte para os pais”, pontuou citando uma pesquisa internacional que aponta um aumento de 30% nas chances de cura quando os genitores da criança estão presentes. Além disso, ele ressaltou que a ausência dos pais pode acarretar em baixa imunidade e saudade, fatores que impactam negativamente no tratamento.
Leia mais: A relação entre Leandro Vilela e Câmara de Aparecida em meio à crise financeira
O Cora também contará com espaços dedicados ao bem-estar das crianças, como uma brinquedoteca e ambientes para convivência, proporcionando uma experiência mais agradável durante o tratamento. O projeto, inspirado em um hospital americano, promete ser uma referência não apenas nacional, mas internacional.
O governador em exercício lembrou que o Cora faz parte de um compromisso maior do Governo de Goiás com a saúde pública. Além do Cora, o estado já conta com outro hospital oncológico público. Trata-se do Hospital Estadual Centro-Norte Goiano (HCN) em Uruaçu, implantado pelo governador Ronaldo Caiado (UB) em 2022.
Contratação de profissionais
O secretário de Saúde de Goiás, Sérgio Venâncio, que também acompanhava o governador em exercício, afirmou que o processo seletivo para contratação de profissionais multidisciplinares já foi iniciado. Ele explicou que a equipe médica, que deverá ser composta 1.100 servidores, entre eles 300 médicos, passará por um mês de treinamento antes de começar a atender no hospital.
Entrega
Durante a visita, o presidente da Goinfra, Pedro Salles, informou que a obra do Cora, com aproximadamente 20 mil m², está em sua fase final, com previsão de entrega já para os próximos meses. Ele também destacou que será realizada uma obra rodoviária para criar uma faixa de acesso exclusivo ao hospital na BR-153, próximo ao Ceasa.
A primeira etapa do Cora a ser entregue será a Ala Infanto-Juvenil, com mais de 19 mil m², marcando o início de uma nova era no tratamento oncológico em Goiás. O hospital contará com 148 leitos, atendimento ambulatorial para adultos e crianças, serviços de diagnóstico, salas para infusão de medicamentos, centros de reabilitação, alojamento, apoio e pronto atendimento 24 horas, além de leitos de UTI. Com serviços especializados como quimioterapia, radioterapia e cirurgia oncológica, o Cora promete reduzir o tempo de espera e descentralizar o atendimento, beneficiando pacientes de todo o estado.
Inspirado em modelos internacionais e com uma estrutura moderna, o Cora já se consolida como um marco na saúde pública de Goiás. Priorizando o atendimento humanizado, o complexo garantirá tratamento digno e de qualidade, especialmente para as crianças, reforçando o compromisso do Governo de Goiás com a saúde e o bem-estar de todos os goianos.