PL organiza evento para impulsionar comunicação
Diretório nacional convocou políticos e assessores de todo o país para o 1º seminário de comunicação do partido

O 1º seminário de comunicação do Partido Liberal (PL), que reunirá diversas lideranças e personalidades da legenda em Brasília, começa nesta quinta-feira, 20, e termina na sexta-feira, 21. O encontro será fechado para integrantes da sigla e tem como objetivo discutir estratégias para impulsionar as redes sociais dos integrantes do partido.
Diversas lideranças do PL em Goiás irão participar do evento na capital federal, como o deputado federal Gustavo Gayer, o senador Wilder Morais, o ex-candidato à Prefeitura de Goiânia, Fred Rodrigues, e o vereador por Goiânia, Major Vitor Hugo. Em vídeo publicado nas redes sociais do partido, Gayer convida os membros do partido a aprenderem “as melhores técnicas e formas de usar as redes sociais”. O deputado afirmou que “é o momento da gente unir a nossa direita e melhorar a nossa comunicação”. Já Wilder Morais confirmou a participação de “grandes especialistas na área de comunicação” no evento e representantes de big techs – como o Google, TikTok, Kwai, X (antigo Twitter) e Meta.
O ex-presidente Jair Bolsonaro confirmou sua presença no evento, em vídeo publicado nas redes sociais. Segundo o ex-chefe do Executivo, o seminário tem como objetivo “discutir as técnicas de uma boa comunicação para enfrentar aqueles que não querem liberdade de expressão e lutam, dessa forma, para permanecer no poder”.
A vereadora por Fortaleza Bella Carmelo – que possui mais de 165 mil seguidores no Instagram – também apareceu nas redes da legenda divulgando o seminário, afirmando que o objetivo é fortalecer as redes dos filiados e espalhar as “mensagens e bandeiras” do PL. “Que a direita domina as redes sociais, a gente já sabe. Mas ninguém imaginava que a gente daria tanto trabalho para os marqueteiros do Lula”, afirmou Bella.
Leia mais: Moraes autoriza divulgação pública de vídeos e áudios da delação de Mauro Cid
O evento que acontecerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães é visto como uma tentativa do partido alavancar a comunicação dos políticos ligados à sigla bolsonarista. O plano é que o sucesso nas redes sociais de grandes figuras do PL – como o deputado federal Nikolas Ferreira, um dos palestrantes no encontro – seja replicado e potencializado em massa.
Os dirigentes do partido enxergaram o vídeo de Nikolas – em que o deputado ataca o governo federal pela nova regulamentação da Receita Federal sobre o monitoramento das transações na modalidade Pix, que ultrapassou 320 milhões de visualizações e contribuiu para que Lula revogasse a medida – como um exemplo a ser seguido. Para replicar o sucesso viral do deputado mineiro, a orientação do PL é que os políticos e assessores precisam ir para Brasília participar do seminário.
Na véspera do ano eleitoral, o objetivo do partido já foi traçado por Bolsonaro: conquistar grande parte das cadeiras do Senado Federal e da Câmara dos Deputados. Para isso, é essencial que o partido trabalhe a imagem dos seus filiados nas redes sociais, que têm cada vez mais se tornado um fator determinante para as eleições e as narrativas no entorno de cada corrida eleitoral.
Foi o que aconteceu na disputa pela Prefeitura de São Paulo do ano passado com o empresário e ex-coach Pablo Marçal (PRTB), que angariou destaque e capital político mesmo tendo sido derrotado, e em 2018, na eleição presidencial vencida por Bolsonaro. (Especial para O Hoje)