O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 31 de março de 2025
Publicidade
Câmara Municipal

Vereador entrega abaixo-assinado de 10 mil assinaturas contra Taxa do Lixo para Mabel

Fabrício Rosa (PT) se manifestou contra a criação da cobrança extra pelo serviço de limpeza urbana

Postado em 27 de março de 2025 por Thiago Borges
Vereador entrega abaixo-assinado de 10 mil assinaturas contra Taxa do Lixo para Mabel
Foto: Gustavo Mendes/Câmara de Goiânia

Durante a prestação de contas do quarto quadrimestre de 2024 da Prefeitura de Goiânia, nesta semana, o vereador Fabrício Rosa (PT) entregou ao prefeito Sandro Mabel (União Brasil) aproximadamente 10 mil assinaturas de goianienses que são contra a criação da Taxa do Lixo. O abaixo-assinado foi proposto pelo parlamentar petista no final do ano passado, quando a Câmara Municipal de Goiânia aprovou a instituição da Taxa de Limpeza Urbana (TLP), conhecida como Taxa do Lixo.

“São assinaturas de trabalhadores e trabalhadoras de Goiânia que, nas ruas, nas praças, em terminais e pontos de ônibus, clamam pelo fim dessa futura taxa”, disse Rosa para Mabel.

De acordo com a Lei 11.304, de 20 de dezembro de 2024, a Taxa do Lixo pode custar anualmente de R$ 258 a R$ 1.600,08 a depender do tipo, tamanho e função social do imóvel. 

Leia mais: Nova pesquisa aponta vitória de Bolsonaro no 2º turno das eleições contra Lula

Segundo o vereador, a justiça fiscal e social, mesmo com a alegada calamidade financeira na prefeitura, se faz com cobrança justa de impostos. “Se há uma crise e uma calamidade, não é hora de uma reforma tributária municipal que imponha IPTU progressivo, que imponha combate à sonegação fiscal? E combater a sonegação fiscal significa fazer concurso público. Será que não é hora, de fato, de pensarmos em justiça fiscal em âmbito municipal?”, perguntou o parlamentar.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também