O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
2026

Republicanos se junta aos partidos que devem pleitear vaga na chapa de Daniel

Deputado federal pela legenda, Jeferson Rodrigues afirma que a sigla tem nome para a majoritária; presidente Roberto Naves afirma que o foco, no momento, recai sob a chapa de deputados

Francisco Costapor Francisco Costa em 19 de maio de 2025
Cinco municípios terão eleições suplementares no início de 2023
Pleito decorre da cassação de mandatos de prefeitos eleitos em 2020. | Foto: Reprodução

Hoje na base do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), o Republicanos tende a ficar junto com o vice-governador e pré-candidato ao governo Daniel Vilela (MDB). A informação foi confirmada pelo deputado federal Jeferson Rodrigues, que também disse que o partido tem condições e pode indicar um nome para uma das duas vagas ao Senado.

Com isso, a sigla se junta a, pelo menos, o PP e o PSD, que também desejam ocupar o espaço, ao lado da primeira-dama Gracinha Caiado, tida como certa em uma das vagas. “Eu tenho certeza de que o Republicanos vai ficar na base de Daniel. Além da ótima relação que temos com ele, a tendência é essa. Em reuniões com o presidente Roberto Naves, tive esse sentimento. E o Republicanos tem nome para a majoritária”, disse Jeferson ao O HOJE.

Questionado sobre quem poderia ser esse indicado, ele afirma que ainda não é o momento de dizer. Mas, ainda segundo o deputado federal, o partido está muito unido e fala a mesma língua. “Mas Daniel deve escolher dois, sendo um a dona Gracinha”, descarta a ideia de múltiplas candidaturas, como em 2022, quando a base de Caiado teve três nomes que não chegaram ao páreo: Delegado Waldir (União Brasil), Alexandre Baldy (PP) e Vilmar Rocha (PSD).

Presidente do partido, Roberto Naves confirmou a aliança, mas preferiu não antecipar as possibilidades. “Vamos caminhar com o governador [SIC] Daniel e com a primeira-dama Gracinha para o Senado. As demais possibilidades deixaremos para discutirmos mais na frente. O foco agora é a montagem das chapas de deputados.”

PP e PSD

O partido Progressistas (PP) também defende que o vice-governador Daniel Vilela tenha uma chapa fechada ao Senado e que o PP tem condições de ocupar uma das vagas. Para o vice-presidente do PP, Joel Sant’Anna, que também é secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, a estratégia de 2022 não deu certo.

Questionado sobre o nome, Joel defende o irmão e presidente do partido em Goiás, Alexandre Baldy. “Nome que tem trabalhos realizados, serviços prestados e agrega. Além disso, o partido tem capilaridade, prefeito e estrutura. Vai agregar, inclusive, em tempo de TV.” Ele lembra, ainda, que, hoje, o PP e o União Brasil do governador Ronaldo Caiado estão federados. “E a federação contribui.”

Ao mesmo tempo que o PP, mostra interesse em ocupar a segunda, outro grupo atua para que o senador Vanderlan Cardoso (PSD) consiga o espaço. A informação foi confirmada ao O HOJE durante jantar organizado pelo deputado federal José Nelto (União Brasil) no mês passado.

Leia mais: Federação MDB+Republicanos favorece Celina e Daniel Vilela

“Nossa chapa será Ronaldo Caiado (União Brasil) para presidente, Daniel Vilela para o governo e para o Senado, Gracinha e Vanderlan Cardoso. Essa é a chapa que nós queremos”, disse Nelto que pretende fazer dobradinha com Vanderlan (ambos disputarão a reeleição, em 2026). “Essa chapa já pegou”, afirmou à época.

O senador Vanderlan Cardoso, por sua vez, confirmou que vai disputar a reeleição em 2026. Segundo o político, o momento é dos partidos e pré-candidatos colocarem seus nomes. Desta forma, ele reforça que a chapa não está definida. “Não podemos atropelar o processo. Temos vários bons nomes pré-candidatos. Então, esses pré-candidatos trabalham para viabilizar. Daniel, como candidato a governador, precisará do apoio de todos. Então, não pode fechar questão. O que está certo é a pré-candidatura da Gracinha, mas tem crescido muito a defesa do segundo voto no senador Vanderlan”, diz o sobre si.

Questionado se disputaria mesmo em uma situação de múltiplas candidaturas, como ocorreu em 2022, o senador confirma. “No meu caso, que tenho serviços prestados para Goiás e Brasil, quanto mais candidatos, melhor. Zero problema [em ter vários candidatos].” Ele descarta concorrer por outra base que não seja a do governador Ronaldo Caiado e vice Daniel Vilela.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também