O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Ex-ministro da educação

Weintraub se revolta com Bolsonaro após fala sobre intervenção militar: “Fui muito otário”

Ex-ministro critica recuo de Bolsonaro em depoimento ao STF e diz que nunca pediu desculpas ao Supremo

Bruno Goulartpor Bruno Goulart em 11 de junho de 2025
Weintraub se revolta com Bolsonaro após fala sobre intervenção militar: “Fui muito otário”
Abraham Weintraub foi ministro da educação no governo do Bolsonaro - Foto: Antonio Cruz/ABr

O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub, que integrou o governo rJair Bolsonaro (PL), reagiu com indignação às declarações do ex-presidente durante depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira (10), no inquérito que apura tentativa de golpe de Estado.

Nas redes sociais, Weintraub escreveu: “Eu fui muito OTÁRIO!!!!!”, ao compartilhar o trecho em que Bolsonaro classifica como “malucos” os brasileiros que pedem uma nova edição do AI-5 e defendem intervenção militar. O ex-presidente declarou: “Tem os malucos que ficam com essa ideia de AI-5, de intervenção militar das Forças Armadas… que os chefes das Forças jamais iam embarcar nessa.”

Além disso, Bolsonaro também afirmou que jamais incentivou ações antidemocráticas, negou envolvimento nos atos de 8 de janeiro e disse que “repudia a baderna”. Durante o depoimento à Primeira Turma do STF, ele buscou se desvincular de qualquer articulação golpista.

Outro ponto que irritou Weintraub foi o pedido de desculpas de Bolsonaro ao ministro Alexandre de Moraes. “Eu NUNCA pedi desculpas a eles! Eu NUNCA neguei o que falei deles!”, escreveu, ao compartilhar uma matéria sobre o episódio.

Desde então, Weintraub, que foi exonerado do governo em 2020, rompeu politicamente com Bolsonaro. Atualmente, ele tem adotado uma postura cada vez mais crítica ao ex-presidente, acusando-o de traição, oportunismo e incoerência política.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também