Emocional Abalado

Cid afirma ter sofrido “choque” e só delatou Braga Netto após prisão de colegas

Militar alega que reação emocional impactou na colaboração com a Justiça

Thiago Borgespor Thiago Borges em
Cid afirma ter sofrido “choque” e só delatou Braga Netto após prisão de colegas
Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O tenente-coronel Mauro Cid afirmou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que não revelou imediatamente as ações do general Walter Braga Netto porque ficou em “choque” com a prisão de colegas militares. Segundo Cid, o baque da situação o impediu de agir antes, o que teria atrasado sua delação.

Em uma acareação ocorrida em 24 de junho, o confronto entre Cid e Braga Netto expôs divergências na versão sobre suposta entrega de dinheiro vivo para financiar ações golpistas. Cid insistiu que recebeu o valor, enquanto Braga Netto negou qualquer repasse.

Um trecho do documento da Suprema Corte afirma: “O réu colaborador disse que não se referiu à entrega do dinheiro porque estaria ainda em choque em virtude da prisão de companheiros dele”. A tensão do processo foi acentuada pela ligação pessoal entre os dois, amigos desde a Academia Militar. 

Leia mais: Prefeita de Formosa fala sobre gestão, desafios e cenário político

Em novembro de 2024, a Polícia Federal (PF) prendeu cinco suspeitos de planejar o assassinato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e do ministro Alexandre de Moraes, do STF. Entre os presos estavam os tenentes-coronéis Rafael Martins de Oliveira e Rodrigo Bezerra de Azevedo — amigos de Cid.

Cid justificou-se com base em sua condição emocional. “Estava em choque com as prisões de colegas.” O ex-ajudante de ordens de Bolsonaro alegou ter levado tempo para processar os acontecimentos antes de colaborar com a Justiça. A acareação, conduzida pelo ministro Alexandre de Moraes e feita a portas fechadas, também envolveu outros réus da trama golpista.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

Jair Renan

Filho do ex-presidente

Jair Renan não informa orientação sexual em registro de candidatura

Filho do ex-presidente Jair Bolsonaro havia se declarado heterossexual nas eleições de 2024; dado ...
Caiado descarta retaliação aos EUA por tarifaço de Trump

Retaliação

Caiado descarta retaliação aos EUA por tarifaço de Trump

Candidato do PSD defende negociação diplomática para reduzir tarifas, rejeita usar o Pix nas trat...
Eduardo Gomes oficializa candidatura ao Senado no Tocantins

Eleições 2026

Eduardo Gomes oficializa candidatura ao Senado no Tocantins

Convenção reuniu milhares de apoiadores em Palmas e consolidou aliança entre sete partidos para a...
Dino determina que PF investigue indícios de crimes em emendas Pix

Investigação

Dino determina que PF investigue indícios de crimes em emendas Pix

Decisão do ministro do STF cita irregularidades apontadas pelo TCU em 82% das transferências anali...
Caiado critica Alfredo Gaspar como vice de Flávio Bolsonaro

"Hipocrisia tem limite"

Caiado critica Alfredo Gaspar como vice de Flávio Bolsonaro

Candidato do PSD afirma que indicação do deputado entrega "contradição, denúncias e embates jur...
Celina diz que assumiu DF com rombo de R$ 5 bilhões e prevê superávit

POLÍTICA

Celina diz que assumiu DF com rombo de R$ 5 bilhões e prevê superávit

Governadora afirmou que encontrou déficit e pagamentos em atraso ao assumir o Palácio do Buriti; g...
Mendonça e ministro da Justiça buscam acordo para evitar crise entre STF e Polícia Federal

TENSÃO INSTITUCIONAL

Mendonça e ministro da Justiça buscam acordo para evitar crise entre STF e Polícia Federal

Palácio do Planalto aposta no diálogo para impedir disputa judicial entre a Polícia Federal e o m...
Candidatos ao Senado por Goiás

Eleições 2026

Sem recuo, base de Daniel Vilela em Goiás leva impasse do Senado até as urnas

Mendanha, Vanderlan e Zacharias mantêm candidaturas, enquanto Gracinha Caiado larga como favorita e...