“Brasil deve alinhar-se a Trump”, diz secretário de Comércio dos EUA
O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, afirmou que é necessário “consertar” o Brasil para que o país deixe de tomar medidas consideradas prejudiciais aos interesses americanos
O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, afirmou que é necessário “consertar” o Brasil para que o país deixe de tomar medidas consideradas prejudiciais aos interesses americanos. A declaração foi dada em entrevista à NewsNation, divulgada no último sábado (27).
Segundo Lutnick, além do Brasil, Suíça e Índia também precisam “entrar no jogo” do presidente Donald Trump para manter acesso ao mercado norte-americano. Ele citou tarifas de até 100% aplicadas a diversos produtos desses países, que passam a valer a partir de 1º de outubro. No caso do Brasil e da Índia, a alíquota de importação é de 50%. Já produtos suíços enfrentam 39% de taxação.
O secretário reforçou que os parceiros comerciais devem abrir seus mercados e adotar posturas favoráveis aos EUA. “Esses países precisam entender que, se querem vender aos consumidores americanos, têm que entrar no jogo do presidente dos Estados Unidos”, disse.
Leia mais: Bruno Peixoto mira 2026 entre ser deputado federal ou vice de Daniel Vilela
As críticas ocorrem em um momento de tentativa de reaproximação diplomática. Na última semana, nos bastidores da Assembleia Geral da ONU, Lula e Trump tiveram um breve encontro descrito como cordial. O presidente americano afirmou ter sentido “química excelente” com o brasileiro e mencionou que ambos concordaram em realizar uma reunião.
Lula classificou a conversa como uma “boa surpresa” e confirmou interesse em um encontro. Até agora, no entanto, não há definição de local ou data para a reunião entre os dois presidentes.