Alerta

Metanol: Ministério da Saúde orienta população a evitar consumo de destilados

Alerta ocorre após morte confirmada em São Paulo e outros sete óbitos em investigação de metanol

Otavio Augustopor Otavio Augusto em
Metanol: Ministério da Saúde orienta população a evitar consumo de destilados
País já registra 59 notificações de suspeita de intoxicação por metanol, com 11 confirmações

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recomendou nesta quinta-feira (2) que a população evite o consumo de bebidas destiladas enquanto o país investiga casos de intoxicação por metanol. A declaração foi feita durante coletiva de imprensa em Brasília.

Segundo Padilha, a orientação busca prevenir novos registros, especialmente em relação a destilados incolores de origem incerta. “Na condição de ministro e como médico, a recomendação é que evite ingerir produto destilado, sobretudo os incolores, que não tenha absoluta certeza da origem dele”, afirmou. Ele destacou ainda que não se trata de um produto essencial para a vida cotidiana das pessoas.

Até o momento, o Ministério da Saúde recebeu 59 notificações de suspeita de intoxicação por metanol no Brasil. Desses, 11 casos foram confirmados laboratorialmente. A maior parte das ocorrências ocorreu no estado de São Paulo.

O governo também informou que uma morte já foi confirmada como consequência de intoxicação pelo produto químico. Além disso, outros sete óbitos estão sob investigação, com indícios de possível ligação ao consumo de bebidas adulteradas.

As autoridades reforçam que o consumo de destilados sem comprovação de origem pode representar risco à saúde. O monitoramento dos casos continua em diferentes estados e novas orientações devem ser divulgadas conforme o avanço das investigações.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

Goiás

ACIDENTE

Veja vídeo do acidente que deixou sete mortos na GO-010, em Goiás

Imagens registram momento da batida entre carreta e ônibus em Luziânia; entre as vítimas está um...
Rio de Janeiro

TRAGÉDIA

Queda de helicóptero deixa quatro mortos na Vista Chinesa, no Rio de Janeiro

Três mulheres e o piloto estavam na aeronave
Aparecida

CULTURA

Segunda noite do Aparecida é Show reúne mais de 40 mil pessoas e segue neste fim de semana

Programação contou com shows de artistas nacionais e locais; evento continua até domingo
saúde

Disputa

Pedido de vista no STF suspende disputa entre Goiás e União por repasses da saúde

Ação no STF questiona critérios de distribuição dos recursos federais e cobra maior transparên...
STF amplia direito à isenção para PCD e autistas na compra de veículos

Nível 1 de suporte

STF amplia direito à isenção para PCD e autistas na compra de veículos

Decisão amplia o benefício na esfera federal, enquanto isenções de ICMS e IPVA seguem as regras...
França

ENCONTRADA

Adolescente goiana desaparecida na França é localizada e família pede privacidade

Jovem de 16 anos foi encontrada por autoridades francesas; circunstâncias do caso não serão divul...
Goiânia: Viaduto da Leste-Oeste segue sem prazo para conclusão após laudo apontar falhas estruturais

Infraestrutura

Goiânia: Viaduto da Leste-Oeste segue sem prazo para conclusão após laudo apontar falhas estruturais

Obra iniciada em 2023 e paralisada há cerca de dois anos passa por nova avaliação técnica; Prefe...
Goiânia

TENTATIVA DE HOMICÍDIO

Lutador é denunciado por tentativa de homicídio após agressão a adolescente em Goiânia

Caso ocorreu em quadra esportiva e envolve uso de técnica de estrangulamento; vítima chegou a perd...