quarta-feira, 28 de outubro de 2026
ACUSAÇÃO

Milei compartilha reportagem que cita Lula em suposto esquema de financiamento da Venezuela

Publicação menciona depoimentos do ex-chefe de inteligência venezuelano Hugo Carvajal sobre repasses da PDVSA a líderes e partidos de esquerda na América Latina e Europa

Thais Munizpor em
Milei
Foto: Luis Robayo/ AFP

O presidente da Argentina, Javier Milei, compartilhou nesta sexta-feira (17) uma reportagem do site UHN Plus que cita o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre líderes supostamente beneficiados por um esquema de financiamento internacional com recursos da estatal petrolífera venezuelana PDVSA. A informação foi divulgada inicialmente pelo colunista Paulo Cappelli, do portal Metrópoles.

De acordo com o colunista, as declarações teriam sido prestadas ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos por Hugo “El Pollo” Carvajal, ex-chefe da inteligência da Venezuela, atualmente preso em território norte-americano. Carvajal foi extraditado em 2023 e relatou que o regime chavista utilizou fundos públicos para apoiar campanhas e movimentos políticos de esquerda em diversos países durante os governos de Hugo Chávez e Nicolás Maduro.

Milei comenta o caso nas redes sociais

Ao compartilhar o conteúdo em sua conta oficial na plataforma X (antigo Twitter), Milei escreveu: “E muitas máscaras cairão”, sugerindo que as revelações podem envolver nomes de destaque da política latino-americana.

Segundo a reportagem do UHN Plus, Carvajal afirmou às autoridades norte-americanas que o governo venezuelano manteve, por pelo menos 15 anos, uma estrutura voltada ao financiamento ilegal de campanhas e partidos alinhados ao chavismo. O ex-militar, que admitiu participação em atividades de narcotráfico e narcoterrorismo, teria se comprometido a entregar documentos inéditos sobre a suposta rede internacional de repasses.

Entre os nomes citados por ele estão, além de Lula, o ex-presidente argentino Néstor Kirchner, o boliviano Evo Morales, o paraguaio Fernando Lugo, o peruano Ollanta Humala, o hondurenho Manuel Zelaya e o atual presidente da Colômbia, Gustavo Petro. O ex-oficial também mencionou legendas europeias, como o Podemos, da Espanha, e o Movimento Cinco Estrelas, da Itália.

MIlei
Milei compartilha publicação que diz que Venezuela financiou Lula

Episódios e documentos mencionados

Um dos episódios relatados por Carvajal envolve, segundo a publicação, o envio de 3,5 milhões de euros em espécie ao Movimento Cinco Estrelas por meio de uma mala diplomática. A operação teria sido autorizada por Nicolás Maduro, que na época ocupava o cargo de chanceler da Venezuela.

Carvajal, ex-integrante das Forças Armadas venezuelanas, está preso nos Estados Unidos e busca reduzir uma possível pena de até 20 anos de reclusão. Ele é investigado por envolvimento com o Cartel de los Soles, organização criminosa composta por militares venezuelanos acusada de tráfico internacional de drogas.

De acordo com o UHN Plus, o ex-chefe de inteligência decidiu colaborar com o Departamento de Justiça norte-americano na tentativa de obter benefícios judiciais. Em troca, estaria oferecendo documentos e informações sobre a movimentação de recursos da PDVSA para o exterior, especialmente durante o período em que Chávez e Maduro lideraram o governo venezuelano.

A reportagem do site reproduz trechos de depoimentos e citações atribuídas a Carvajal, em que ele afirma que “o governo venezuelano financiou ilegalmente movimentos políticos de esquerda no mundo durante ao menos 15 anos”. O material também menciona que parte dos recursos teria sido transferida em espécie ou por meio de operações diplomáticas.

As informações ainda não foram confirmadas por autoridades judiciais dos países citados.

Leia também: Bolívia tem eleição presidencial histórica

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Lula Milei Política

Veja também

Primeira versão de carta de Flávio Bolsonaro trazia brasão antigo do Brasil

"Presidente eleito"

Primeira versão de carta de Flávio Bolsonaro trazia brasão antigo do Brasil

Flávio Bolsonaro corrige brasão de carta após erro na identificação oficial do Brasil
Deputado ironiza carta de Flávio Bolsonaro após senador se declarar presidente eleito; “Que autoestima boa”

Resultado das eleições

Deputado ironiza carta de Flávio Bolsonaro após senador se declarar presidente eleito; “Que autoestima boa”

Fábio Felix, eleito deputado federal pelo Distrito Federal, publicou um vídeo em que se autoprocla...
Alego

Presidência da Alego

Grupo de deputados quer fim da reeleição para maior alternância na direção da Alego

Proposta de Talles Barreto recebeu 21 votos favoráveis em votação preliminar; articulação reún...
Em carta, Flávio Bolsonaro se declara “verdadeiro presidente eleito do Brasil” após ir para os EUA

DECLARAÇÃO

Em carta, Flávio Bolsonaro se declara “verdadeiro presidente eleito do Brasil” após ir para os EUA

Senador agradeceu a Donald Trump e Javier Milei e alegou fraude eleitoral. No documento, afirma que ...
Vorcaro

investigação

PF aponta Vorcaro e ex-presidente do BRB como integrantes de núcleo estratégico em investigação sobre fraude bancária

Relatório de mais de 700 páginas foi enviado à PGR nesta quarta-feira (28); entre os investigados...
Nunes Marques pede que PGR se manifeste sobre pedido para rever pena de Bolsonaro

Trama Golpista

Nunes Marques pede que PGR se manifeste sobre pedido para rever pena de Bolsonaro

A defesa do ex-presidente protocolou a petição no STF em setembro
Flávio Bolsonaro

Fuga para EUA

PF diz que Flávio Bolsonaro descumpriu ordem para entregar passaportes estrangeiros

Senador foi intimado a apresentar os documentos em 24 horas, mas não cumpriu a determinação, segu...
Afinidade política com parlamentares pode facilitar governo de Celina Leão

POLÍTICA

Afinidade política com parlamentares pode facilitar governo de Celina Leão

Governadora reeleita terá maioria na CLDF e uma bancada federal mais alinhada à direita, mas preci...