terça-feira, 25 de agosto de 2026
Análise

Como o bolsonarismo entregou a Lula seu melhor momento político

Estrategista político avalia que o avanço de Lula é resultado da melhora na comunicação do governo, percepção de soberania nacional e erros estratégicos da extrema direita

Bruno Goulartpor Bruno Goulart em
Como o bolsonarismo entregou a Lula seu melhor momento político
Lula conseguiu melhorar sua avaliação em todas as regiões do País, inclusive no Sul e no Sudeste, onde tradicionalmente enfrenta maior resistência, com exceção do Centro-Oeste. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Bruno Goulart

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alcançou, em outubro, o melhor desempenho de seu terceiro mandato. De acordo com a pesquisa Latam Pulse, do instituto AtlasIntel em parceria com a Bloomberg, 51,2% dos brasileiros aprovam o trabalho do petista, contra 48,3% que o reprovam. É o maior índice de aprovação desde janeiro de 2024 e o terceiro mês consecutivo em que a avaliação positiva supera a negativa.

O levantamento, feito entre os dias 15 e 19 de outubro, mostra também que a imagem pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a ser majoritariamente positiva — 50% dos entrevistados afirmaram ver o presidente de forma favorável, contra 49% que têm visão negativa. Na avaliação de governo, o quadro é semelhante: 48% consideram o desempenho “ótimo” ou “bom”, que superam os 47,2% que classificam o governo do petista como “ruim” ou “péssimo”.

A pesquisa AtlasIntel mostra que Lula conseguiu melhorar sua avaliação em todas as regiões do País, inclusive no Sul e no Sudeste, onde tradicionalmente enfrenta maior resistência, com exceção do Centro-Oeste.

Leia mais: Reunião do MDB na Câmara mostra sintonia de diferentes alas com Daniel

Para o estrategista político Marcos Marinho, ouvido pelo O HOJE, essa virada é resultado de um processo de reconstrução de imagem que envolveu ajustes na comunicação e, sobretudo, erros estratégicos da oposição. “Como o governo não tinha uma linha clara de comunicação, foi deteriorando a imagem do governo e, consequentemente, a imagem do Lula”, completa.

Marinho afirma ainda que o ponto de virada veio quando o governo percebeu a necessidade de reposicionar sua narrativa pública. O consultor em marketing político cita a entrada de Sidônio Palmeira na equipe de comunicação como fator decisivo. “Trouxeram o Sidônio, que melhorou muito a comunicação institucional. Mas, além disso, jogaram na mão do Lula a possibilidade de retomar alguns simbolismos que são muito importantes para o povo brasileiro: a ideia da soberania, da defesa da pátria, do patriotismo.”

Erro da direita favoreceu Lula

Como o bolsonarismo entregou a Lula seu melhor momento político
“Quando ele e os bolsonaristas radicais começam a incentivar que Trump prejudique o Brasil, isso coloca no colo do Lula uma possibilidade maravilhosa de mostrar que não”, explica. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Segundo o estrategista, o governo soube aproveitar o embate criado após as declarações de Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos. “Quando ele e os bolsonaristas radicais começam a incentivar que Trump prejudique o Brasil, isso coloca no colo do Lula uma possibilidade maravilhosa de mostrar que não”, explica. Nesse momento, o presidente passou a representar, novamente, a defesa do Brasil diante de ataques externos e internos. “Mesmo o bolsonarista mais radical terá que lembrar que, em algum momento, ele melhorou de vida durante os governos do Lula”, afirma.

Para Marinho, o petista recuperou parte do carisma e do simbolismo que o elegeram pela primeira vez. “Lula sempre se manteve firme em relação ao Brasil, à política, aos direitos e tudo mais. O que não aconteceu com os bolsonaristas”, compara. O estrategista político lembra que, enquanto o presidente manteve coerência, “Bolsonaro perde a eleição, vira esse quebra-cabeça todo, tem 8 de janeiro, aquela bagunça”. “E aí Eduardo Bolsonaro vai para os Estados Unidos para prejudicar o Brasil”, lembra.

Promessa do caos não se cumpriu

Na avaliação do analista, o governo reagiu bem à tentativa de sabotagem. “O caos que foi alardeado pelo grupo mais radical não se cumpriu. Essa é a parte chave: não se cumpriu.” Segundo Marinho, o governo buscou novos mercados, manteve a balança comercial positiva e o País não mergulhou na crise que a oposição previa. “O que não foi exportado para os Estados Unidos sobrou aqui dentro e barateou alguns preços. O povo sentiu isso no bolso”, pontua.

Esse movimento, na visão de Marinho, alterou o humor social. A população, diz o consultor em marketing político, passou a enxergar Lula como alguém que, mesmo com críticas, defendia o País. “As pessoas pensaram: ‘Posso até não gostar dele, mas há uma possibilidade de ele estar lutando por nós’. Isso melhora o julgamento do governo”, resume.

Marinho conclui que “o presente caiu no colo do Lula”. A tentativa da oposição de enfraquecer o governo acabou por produzir o efeito contrário, pontua o estrategista político. (Especial para O HOJE)

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

Candidatos goianos iniciam campanha com recursos próprios antes do Fundo Eleitoral

Eleições 2026

Candidatos goianos iniciam campanha com recursos próprios antes do Fundo Eleitoral

Ainda sem acesso aos repasses de fundos públicos, os postulantes iniciaram as agendas eleitorais co...
Agendas distintas de Gayer e Wilder demonstram falta de união da legenda em Goiás

Eleições 2026

Agendas distintas de Gayer e Wilder demonstram falta de união da legenda em Goiás

Historiador afirma que cenário do Partido Liberal nas eleições majoritárias no Estado é parecid...
Lula anunciará fim da ‘taxa das blusinhas’ nesta quarta (26)

Fim do imposto

Lula anunciará fim da ‘taxa das blusinhas’ nesta quarta (26)

Presidente diz que acertou acordo para o fim do imposto com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre
Celina diz que decisão do BRB para responsabilizar ex-gestores está corretíssima

POLÍTICA

Celina diz que decisão do BRB para responsabilizar ex-gestores está corretíssima

Governadora e candidata à reeleição defendeu punição a responsáveis por eventuais prejuízos e...
Ernesto Roller afirma que governo Caiado tinha interferência de Gracinha Caiado

Eleições 2026

Ernesto Roller afirma que governo Caiado tinha interferência de Gracinha

Tucano foi secretário de Governo de Ronaldo Caiado
Dino diz que emendas parlamentares são “maior vetor de corrupção”

Crítica

Dino diz que emendas parlamentares são “maior vetor de corrupção”

Ministro do STF afirmou que "não há dúvida" que a corrupção configura os recursos enviados por ...
Agenda de Cappelli tem panfletagem no DF nesta segunda-feira

POLÍTICA

Agenda de Cappelli tem panfletagem no DF nesta segunda-feira

Em agenda nesta segunda-feira (24), candidato do PSB também defendeu mais profissionais na rede pú...
Celina Leão cumpre agenda em Taguatinga, Palácio do Buriti e Sol Nascente nesta segunda-feira

POLÍTICA

Celina Leão cumpre agenda em Taguatinga, Palácio do Buriti e Sol Nascente nesta segunda-feira

Governadora do DF participa de entrevista, ações de governo, caminhada, visita a ciclovia, reuniã...