O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 25 de dezembro de 2025
Saúde

Internado em SP, Caiado irá passar por segunda cirurgia cardíaca em 3 anos

Governador apresentou fibrilação atrial no sábado (22) e permanece clinicamente estável enquanto aguarda procedimento considerado padrão para controle definitivo da arritmia; internação ocorreu horas após prisão de Bolsonaro, sobre a qual Caiado se manifestou nas redes

Thiago Borgespor Thiago Borges em 24 de novembro de 2025
Internado em SP, Caiado irá passar por segunda cirurgia cardíaca em 3 anos
Foto: Divulgação/Secom Goiás

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) segue internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, onde passará pelo segundo procedimento cirúrgico cardíaco em 3 anos. O chefe do Executivo estadual deu entrada na unidade no último sábado (22), após apresentar um quadro de arritmia cardíaca.

O mais recente boletim da equipe médica garante que Caiado segue no hospital após apresentar um episódio de fibrilação atrial, arritmia cardíaca comum e tratável. “Nas últimas 24 horas, evoluiu favoravelmente, mantendo-se clinicamente estável e sem novas ocorrências”, diz a nota da equipe médica do hospital. 

A avaliação da equipe que monitora o governador aponta para a necessidade da realização de ablação por cateter, procedimento reconhecido como padrão terapêutico para o controle definitivo da fibrilação atrial. A intervenção está programada para ser realizada nesta segunda-feira (23). No primeiro boletim médico, divulgado ainda no sábado, a equipe médica alertou para a necessidade do procedimento acontecer em até 48 horas.

Não é a primeira vez que o governador de Goiás lida com problemas cardíacos. Caiado já havia passado por uma cirurgia de revascularização do miocárdio em 2022. O chefe do Executivo goiano, em repouso, tomou posse de seu segundo mandato no Palácio das Esmeraldas de maneira virtual. Em 2019, Caiado foi internado no Hospital Sírio-Libanês após sentir dor no peito.

O governador goiano está “estável, consciente e clinicamente bem, sob monitorização contínua”, segundo a equipe médica que cuida de Caiado. 

Leia mais: Bolsonaro faz com que direita se rearranje e busque novos rumos mesmo na sua ausência

A internação de Caiado ocorreu no mesmo dia da prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Pouco antes da internação, o governador se pronunciou publicamente sobre a prisão do ex-chefe do Executivo, por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais. 

No vídeo, Caiado classificou a prisão de Bolsonaro como “mais um triste capítulo da política nacional” e expressou solidariedade, ao dizer que espera uma revisão da decisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Antes da prisão de Bolsonaro, Caiado havia solicitado ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, uma visita ao ex-presidente, que estava em prisão domiciliar.

Procedimento médico de Caiado

A ablação a que Caiado será submetido é um procedimento minimamente invasivo para tratar a arritmia cardíaca, um distúrbio no ritmo dos batimentos do coração.  Por meio desse método, cateteres são inseridos pelas veias até o coração e então aplicam energia, no caso mais comum, radiofrequência, para queimar ou cauterizar pequenas regiões do tecido cardíaco que disparam sinais elétricos irregulares e provocam a arritmia. 

O objetivo principal da ablação é corrigir de forma mais definitiva essa falha para restaurar o ritmo normal do coração. Ao invés de apenas controlar os sintomas com remédios, o procedimento busca eliminar os “focos” irregulares, o que pode reduzir ou até dispensar a dependência de medicações de longo prazo. 

Além disso, a ablação é considerada relativamente segura. Segundo o Hospital do Coração (HCor), o procedimento é feito sem a necessidade de abrir o tórax, usa-se apenas punção venosa e os riscos são menores do que em cirurgias mais invasivas.  Após o procedimento, a recuperação tende a ser rápida. Muitos pacientes deixam o hospital entre 24 e 48 horas depois.  

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também