Em troca de comando para 2026, Marconi deixa presidência do PSDB e Aécio assume
Deputado federal mineiro deve ser eleito presidente nacional do tucanato
O ex-governador de Goiás, Marconi Perillo, deixará a presidência nacional do PSDB nesta semana. O deputado federal Aécio Neves (MG) será o novo presidente da sigla.
A reunião semipresencial do Diretório Nacional para eleição da nova Executiva Nacional e do Conselho Fiscal dos tucanos para o biênio 2025–2027 acontece no dia 27 de novembro, próxima quinta-feira, em Brasília.
Marconi com foco na pré-candidatura
O encontro marcará a transição do comando da legenda. Marconi, que preside o PSDB nacionalmente há dois anos, deixará o comando da legenda para se dedicar a sua pré-candidatura ao Palácio das Esmeraldas. Marconi lançou sua pré-candidatura no dia 27 de setembro, durante o evento que comemorou os 30 anos de filiação ao partido.
Com amplo apoio do tucanato, Aécio deve ser eleito o novo presidente nacional do PSDB. O deputado articula para ser candidato ao governo de Minas Gerais.
Leia mais: Internado em SP, Caiado irá passar por segunda cirurgia cardíaca em 3 anos
A nova direção será responsável por conduzir as estratégias partidárias rumo às eleições de 2026, ao buscar, sobretudo, ampliar a bancada federal. O entendimento da cúpula do tucanato é fortalecer a sigla como partido de centro.
A legenda quer ser uma alternativa à polarização e reverter o cenário de encolhimento do partido, que perdeu protagonismo e relevância na política nacional.