O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
"Marca de Gestão"

Com sete visitas em um mês, Daniel reforça presença no Entorno 

Andanças pela região reforçam marca da gestão estadual e abre portas para o MDB em 2026

Thiago Borgespor Thiago Borges em 25 de novembro de 2025
Com sete visitas em um mês, Daniel reforça presença no Entorno 
Foto: Benedito Braga e Jota Eurípedes

O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB), dará continuidade às suas andanças na região do Entorno do Distrito Federal. Nesta terça-feira (25), Vilela irá até Cristalina para mais uma edição do Goiás Social, programa que leva serviços e atendimentos gerais para a população dos municípios goianos. 

Acompanhado da primeira-dama Gracinha Caiado, Daniel tem tido uma extensa agenda no Entorno. Será a sétima visita à região só neste mês. Além de Cristalina, o emedebista já passou por Planaltina, Novo Gama, Luziânia, Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental e Águas Lindas de Goiás — onde participou da inauguração do primeiro Mercadão do Entorno ao lado do governador Ronaldo Caiado (União Brasil). 

Em contato com a reportagem do O HOJE, o historiador Tiago Zancopé destaca que a região “concentra grandes municípios” e do ponto de vista político “decide a eleição para o Governo de Goiás”. Porém ressalta que, em sua visão, as idas de Daniel ao Entorno são “agendas de gestão”. 

“A inauguração do Mercadão e esse retorno da edição do Goiás Social são para combater uma situação de vulnerabilidade que acontece na região do Entorno. Nem sempre essas cidades conseguem absorver o volume salarial do funcionalismo público federal do Distrito Federal. Levar o Goiás Social para essa região é mostrar que o Estado se faz presente e isso é importante”, destacou Zancopé. O cientista afirmou que vê a “descentralização administrativa” como uma “marca de gestão” do atual governo estadual. 

Tiago também destaca que, apesar de entender as agendas como de gestão e não propriamente eleitoreiras, “uma coisa não é dissociada da outra”. “As agendas apresentam o que a gestão está fazendo”, afirmou. “Ainda que a política esteja inserida nisso, vejo mais como sendo um esforço de mostrar os resultados da gestão”, ressaltou o historiador.

Leia mais: STF mantém, por unanimidade, prisão preventiva de Jair Bolsonaro

Em consonância, o ex-deputado federal e figura histórica do MDB, Euler Morais, também considera que as agendas estão mais ligadas à estratégia de governo, que “prioriza e reconhece a importância de uma região relegada há muitos anos ao segundo plano”. Porém, mesmo em pano de fundo, Morais ressalta que a imersão no Entorno, invariavelmente, traz contornos eleitorais. 

“É claro que isso vai sendo uma semente lançada na região onde, além desses benefícios que estão sendo direcionados, vai se interagindo ainda mais com as lideranças e, consequentemente, conhecendo ainda mais as necessidades e as prioridades que, certamente, o próximo governo precisará ter continuidade e ampliar esse olhar”, destacou o emedebista em conversa com O HOJE. 

Trabalho de Caiado e Daniel

“Há muitos anos não se via uma manifestação de reconhecimento e satisfação como tem ocorrido por parte dos prefeitos, vereadores e lideranças nos diversos municípios da região. Isso tudo é fruto de um trabalho que começou na primeira gestão do governador Caiado e se ampliou agora nesse segundo mandato, com a participação efetiva do Daniel”, afirmou Euler. O emedebista acredita que a população “enxerga e reconhece o esforço” da gestão estadual, o que pode resultar em “mais um voto de confiança” para o grupo político no próximo ano. 

Questionado se o Entorno será prioridade do MDB em 2026, Euler afirma que a região já está sendo tratada de tal forma. “O Daniel, não só como vice-governador mas também como presidente estadual do partido, tem procurado fazer uma boa interlocução com as lideranças dos municípios, respeitando as diferenças partidárias, com um tratamento realmente equânime”, concluiu. 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também