domingo, 23 de agosto de 2026
Capital em luto

Morre aos 87 anos José Gonzaga Ribeiro, referência para o personagem negro do Monumento às Três Raças

Educador inspirou a figura negra do Monumento às Três Raças e deixou legado na cultura e na formação técnica de Goiás

Micael Mourapor Micael Moura em
José Gonzaga
Foto: Divulgação

O professor aposentado José Gonzaga Ribeiro, reconhecido como o modelo que inspirou a figura negra do Monumento às Três Raças, morreu aos 87 anos. Natural de Caldas Novas, ele não resistiu a complicações cirúrgicas após uma queda. Gonzaga deixa esposa, filhos, netos e uma bisneta.

Figura marcante da memória cultural goianiense, José Gonzaga colaborou diretamente para a criação de um dos símbolos mais conhecidos da capital. Nos anos 1960, a artista Neusa Moraes, autora da obra, solicitou ao fotógrafo Galeno Martins de Araújo imagens de trabalhadores que representassem a formação do povo goiano. Foi a partir de uma dessas fotografias que Gonzaga serviu de referência para a escultura que compõe o monumento instalado na Praça Cívica, em frente ao Palácio das Esmeraldas. A obra foi inaugurada em 1960 e encomendada pelo Rotary Club Internacional como homenagem aos trabalhadores anônimos que ajudaram a construir Goiânia.

Trajetória na educação

Além de sua participação na história da arte pública, José Gonzaga teve uma carreira destacada na educação. Segundo a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), ele foi um “educador dedicado” e deixou forte legado no ensino técnico do estado.

Seu vínculo com a antiga Escola Técnica Federal, hoje Instituto Federal de Goiás (IFG), atravessou décadas. Gonzaga estudou na instituição, tornou-se professor e ocupou diferentes cargos administrativos, contribuindo para a formação de gerações de alunos.

O Monumento às Três Raças

Localizado na Praça Cívica, o monumento é considerado o marco zero de Goiânia. A escultura representa três homens — um branco, um negro e um indígena — puxando juntos uma mesma estrutura, simbolizando a união das etnias consideradas formadoras da sociedade goiana e brasileira.

Idealizada para homenagear os trabalhadores que ajudaram a erguer Goiânia nos anos 1930 e que permaneceram sem registro na história oficial, a obra exalta o esforço coletivo na construção da cidade. As figuras não representam pessoas específicas, mas sim a força conjunta dos grupos que moldaram a capital.

José Gonzaga
Foto: Divulgação/Wildes Barbosa

A criação de Neusa Moraes possui traços fortes e expressivos, transmitindo esforço, tensão e movimento. A composição também é interpretada como uma metáfora permanente da construção social, que depende da união, da superação de desafios e da diversidade cultural.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

baixa umidade

orientações

Goiânia entra em alerta por baixa umidade; veja cuidados

Umidade pode chegar a 12% na capital, enquanto calor e queimadas aumentam os riscos para a saúde
Pirenópolis

“roleta-russa”

Jovem de 18 anos morre após tiro na cabeça em Pirenópolis (GO)

Vítima estava reunida com amigos em uma casa na Vila Matutina quando foi atingida pelo disparo. Pol...
Goiás

Fórum

Goiás reúne municípios para definir regras para uso de IA no setor público

Fórum realizado em Goiânia reuniu gestores e especialistas para discutir segurança de dados, qual...
Justiça de Goiás decreta prisão preventiva de suspeito de manter ex em cativeiro

Justiça

Justiça de Goiás decreta prisão preventiva de suspeito de manter ex em cativeiro

Ailton Rodrigues de Souza é acusado de manter a ex-esposa presa e acorrentada por cinco dias em uma...
Jovem

MOMENTOS DE TERROR

“Ele enfiava panos com ácido na minha boca”, relata jovem mantida em cativeiro em Goiás

Após passar cinco dias acorrentada e amordaçada, Emiliane Tamara apareceu nas redes sociais, mostr...
Incêndio destrói ônibus na BR-364, no interior de Goiás

Acidente

Incêndio destrói ônibus na BR-364, no interior de Goiás

Veículo pegou fogo na zona rural de Mineiros, no sudoeste do Estado; passageiros conseguiram deixar...
suspeita anel

furto

Diarista é presa suspeita de furtar joias de R$ 6 mil durante teste em Goiânia

Câmeras registraram furto no Setor Marista; suspeita disse à polícia que considerou baixo o valor...
Operação apreende 58 kg de drogas na divisa entre GO e MT

Ação Conjunta

Operação apreende 58 kg de drogas na divisa entre GO e MT

Ação conjunta entre forças policiais localizou 29 kg de cocaína e 29 kg de skunk escondidos em u...